terça-feira, 22 de dezembro de 2015

KINO 2016


As Mentiras dos Vencedores, de Christoph Hochhäusler,  é o filme de abertura da KINO 2016. Seleccionado, em 2014 para o Festival de Cinema de Roma, em Itália e para o Festival Internacional de Cinema Hof, na Alemanha, no mesmo ano, As Mentiras dos Vencedores é um thriller político que narra a história de Fabian Groys, um jornalista de renome de uma revista de informação política que está a desenvolver uma reportagem de grande fôlego sobre as Forças Armadas e o modo como estas lidam com os inválidos de guerra. Forçado a aceitar uma estagiária, Nadja, sob a sua coordenação, coloca-a a investigar um caso aparentemente insignificante de um homem que se lançou para um recinto com leões, mas não é que as duas investigações se cruzam? Ulrich Peltzer, escritor e co-autor de As Mentiras dos Vencedores, vai estar presente na KINO 2016, em Lisboa e Coimbra. 

A KINO 2016 encerra com o filme, Supermundo, do actor e realizador Karl Markovics. Esta é a segunda longa-metragem de Markovics,  depois de Atmen, filme que ganhou o Prémio Label Europa Cinemas na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes em 2011, um galardão que apoia a promoção e circulação de obras cinematográficas pelas salas europeias. Supermundo conta a história de uma mulher de 50 anos, Gabi Kovanda, que leva uma vida normal, entre a família, a casa e o trabalho num supermercado, mas que um dia tem inesperadamente um encontro com Deus.  Karl Markovics vai estar em Portugal para apresentar Supermundo. 

A KINO conta ainda com a presença de Rosa von Praunheim, realizador a quem a Mostra dedica uma retrospectiva na Cinemateca, Elfi Mikesch, realizadora do filme Fieber, exibido na secção Mostra Principal, e operadora de câmara de  vários filmes de Rosa von Praunheim, Oliver Sechting, realizador e protagonista do documentário Como aprendi a gostar de números e companheiro e colaborador de Rosa von Praunheim. 

A KINO 2016 propõe este ano 12 longas metragens de ficção na secção Mostra Principal, sete documentários na secção KINOdoc, oito longas metragens na retrospectiva Rosa von Praunheim, sete curtas metragens em duas sessões de curtas e por fim três filmes para o público mais jovem na secção Mostra para Escolas. 

Lisboa, 27 de Janeiro a 4 de Fevereiro
Cinema São Jorge
Cinemateca
Goethe-Institut

Coimbra, 28 a 30 de Janeiro
Teatro Académico Gil Vicente

Porto, 30 a 31 de Janeiro
Fundação Serralves 
Casa das Artes

Ao todo serão apresentados 37 filmes na 13ª edição de KINO – Mostra de cinema de expressão alemã, entre os quais 30 filmes são alemães, três austríacos, três suíços e um luxemburguês.