sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Novo Mercedes-Benz SLC


Em Março de 2016, 20 anos após o nascimento do seu segmento, o arquétipo roadster compacto será relançado com um novo nome, o SLC. A alteração do nome confirma a sua tradicional ligação ao Classe C, do qual é adoptada grande parte da tecnologia utilizada no roadster. Estão disponíveis novas versões– o desportivo topo de gama Mercedes-AMG SLC 43 e a versão de entrada SLC 180. Em termos visuais, destacam-se a grelha do radiador em padrão diamante (de série) e o Sistema de Iluminação Inteligente de LED (equipamento opcional). Os preços de venda serão anunciados em Janeiro de 2016.

O novo Mercedes-Benz SLC está à altura do seu antecessor, o SLK que foi lançado em 1996, conquistou admiradores em todo o mundo e atingiu um volume de vendas de cerca de 670,000 unidades. Irrepreensivelmente elegante e com uma vasta linha de versões, começando no económico e potente SLC 250 d, e terminando no Mercedes-AMG SLC 43 de elevadas prestações, o novo modelo tem tudo para ser um sucesso. O SLC 250 d, SLC 300 e SLC 43 estão equipados de série com a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC, com possibilidade de configuração para um comportamento desportivo ou confortável, estando disponível como opção para a nova versão de 115 kW (156 CV), o SLC 180, e também para o SLC 200.

Durante o desenvolvimento, os projectistas da Mercedes-Benz aperfeiçoaram significativamente o visual desportivo do roadster. A nova secção dianteira é particularmente atraente, onde a grelha do radiador de inclinação acentuada confere ao capot um desenho em forma de seta. Todos os modelos SLC estão equipados de série com uma grelha do radiador em padrão diamante.

Com o DYNAMIC SELECT, as características do veículo podem ser ajustadas instantaneamente com um simples pressionar de um botão, pois o sistema modifica o controlo do motor, caixa de velocidades, suspensão e direcção, de acordo com a solicitação do condutor. 

Personalização das características de condução
A nova versão de entrada corresponde ao SLC 180 com uma potência de 115 kW (156 CV). O consumo de combustível NEDC é de apenas 5.6 l/100 km enquanto o nível de emissões de CO2 é cerca de 127 g/km. Posicionado logo a seguir à versão de entrada, temos a versão SLC 200 com uma potência de 135 kW (184 CV) e a versão SLC 300 com 180 kW (245 CV) de potência, ambas equipadas com motor de quatro cilindros de 1991 cc. O campeão de eficiência continua a ser o SLC 250 d com motor Diesel de 150 kW (204 CV), com um nível de emissões de CO2 de 114 g/km.

Desempenho de condução é a imagem de marca da AMG, e o Mercedes-AMG SLC 43 corresponde às expectativas com um estilo impressionante. O novo modelo combina um motor V6 biturbo de 3.0 litros com 270 kW (367 CV) de potência e um binário de 520 Nm, com uma versão modificada da suspensão desportiva AMG, utilizada no conhecido Mercedes-AMG SLK 55, sendo esta combinação reflectida nas prestações desportivas, evidenciada pela aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.7 segundos.

O SLC 180 e o SLC 200 estão equipados com caixa de 6 velocidades manual. A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC com possibilidade de configuração desportiva ou confortável, está disponível como equipamento opcional para as versões SLC 180 e SLC 200, sendo um equipamento de série para as versões SLC 250 d, SLC 300 e SLC 43.

Com o DYNAMIC SELECT, as características do veículo podem ser ajustadas instantaneamente com um simples pressionar de um botão, pois o sistema modifica o controlo do motor, caixa de velocidades, suspensão e direcção, de acordo com a solicitação do condutor. Os cinco modos – "Comfort", "Sport", "Sport+", "Eco" e "Individual", são fáceis de seleccionar através do botão DYNAMIC SELECT no painel de controlo superior na consola do tablier. O modo seleccionado é indicado no ecrã multifunções a cores, surgindo também como uma mensagem destacada no ecrã da unidade principal. O sistema DYNAMIC SELECT é um equipamento de série nas versões SLC 300 e SLC 250 d. Nas versões SLC 180 e SLC 200 com caixa de velocidades automática 9G-TRONIC, a seleção do modo da transmissão está disponível como opção. O SLC 43 está equipado de série com sistema de escape AMG Sport, que inclui duas borboletas de escape ajustáveis para adaptar o som do escape ao modo seleccionado no DYNAMIC SELECT.

Com o sistema de escape desportivo, a experiência sonora pode ser intensificada, pois a acústica do escape pode ser ajustada através de uma borboleta de escape em conjunto com os modos da transmissão DYNAMIC SELECT. O sistema de escape desportivo está equipado de série no SLC 300, estando disponível como equipamento opcional para o SLC 200 em combinação com a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC e com o pack AMG Line/Sports.



Equipamentos de conforto: tecto vario agora ainda mais fácil de operar
O tecto vario do SLC permite desfrutar do prazer de condução com o tecto aberto, sem comprometer o conforto dos passageiros em condições climatéricas adversas. Operar o tecto electro-hidráulico é agora ainda mais simples.Se for necessário iniciar a marcha do veículo durante a abertura ou fecho do tecto devido às condições do trânsito, o processo iniciado quando o veículo estava parado pode ser continuado até uma velocidade de aproximadamente 40 km/h. O separador automático da bagageira é outra característica nova (em conjunto com o tecto vario opcional ou o KEYLESS-GO): se estiver na posição superior para permitir uma maior capacidade de carga da bagageira, o separador é deslocado automaticamente para baixo quando o tecto é aberto. Se não existir espaço suficiente devido à bagageira se encontrar totalmente carregada, não será possível abrir o tecto, surgindo no painel de instrumentos a mensagem "Closebootseparator".

Mesmo com o tecto aberto, outros equipamentos opcionais permitem ao SLC proporcionar uma climatização perfeita a bordo. Entre estes equipamentos, estão incluídos os bancos aquecidos e o AIRSCARF, o sistema de aquecimento da zona do pescoço para o condutor e passageiro dianteiro, idealmente em combinação com um dos dois deflectores de vento disponíveis. O pequeno vidro lateral traseiro, poderá agora ser fechado separadamente quando o tecto está aberto, reduzindo desta forma o ruído provocado pelo vento.

O tecto vario panorâmico com MAGIC SKY CONTROL, é uma característica que continua a ser exclusiva do SLC – este tecto de vidro com alteração da transparência, pode ser colocado em modo transparente ou modo escurecido com o simples pressionar de um botão. Desta forma, proporciona em qualquer momento uma sensação de abertura do habitáculo ao exterior, permitindo também proteger os ocupantes da radiação solar directa quando necessário. Os pontos fortes habituais do SLC também incluem uma bagageira de dimensões generosas, com 335 litros de capacidade, sendo a mais espaçosa do seu segmento. 

Design exterior
Durante o desenvolvimento, os projectistas da Mercedes-Benz aperfeiçoaram significativamente o visual desportivo do roadster. A nova secção dianteira é particularmente atraente, onde a grelha do radiador de inclinação acentuada confere ao capot um desenho em forma de seta. Todos os modelos SLC estão equipados de série com uma grelha do radiador em padrão diamante. Na versão de entrada do SLC, a grelha do radiador tem acabamento em preto e inclui uma lâmina de cor prata com uma aplicação cromada. Para uma maior personalização, está disponível a linha de equipamento AMG ou o Pack Night: com esta opção, a grelha do radiador em padrão diamante tem acabamento cromado, e a lâmina poderá ter acabamento em cor prata (Linha AMG) ou em preto de alto brilho (Pack Night).

A secção dianteira desportiva é caracterizada por um para-choques com entradas de ar atraentes, linhas de contorno dinâmicas, revestimento cromado de elevada qualidade na extremidade inferior e faróis particularmente elegantes. As luzes diurnas LED estão integradas nos faróis. As lentes são construídas em policarbonato transparente e possuem um revestimento resistente a riscos. Com o Sistema de Iluminação Inteligente de LED (equipamento opcional), as extremidades e outras secções do alojamento dos faróis possuem acabamento em preto – transmitindo uma elevada perceção de qualidade e uma clara sensação de profundidade.

Interior
O interior do SLC evidencia elementos de maior qualidade. Destaque para a nova iluminação interior (de série) ou os componentes de revestimento em alumínio escuro, com acabamento em fibra de carbono. O painel de instrumentos também apresenta um novo desenho. Os dois instrumentos analógicos possuem agora o fundo em preto e são circundados por tubos. Os ponteiros em vermelho acrescentam um toque desportivo e moderno.

O ecrã de série TFT a cores, multifunções e de grandes dimensões, tem uma largura diagonal de 4.5 polegadas (11.4 cm) e está incorporado entre os dois instrumentos analógicos. Está disponível como opção um relógio analógico com fundo em preto. O tamanho do ecrã entre as duas saídas de ventilação na consola central, foi aumentado significativamente: em conjunto com o Audio 20, tem agora uma largura diagonal de 7 polegadas (17.8 cm) ao invés de 5.8 polegadas (14.7 cm). A moldura do ecrã tem acabamento em preto de alto brilho. Os indicadores adicionais dos parâmetros do veículo, salientam o carácter desportivo – tal como os instrumentos que mostram os dados do motor.

A nova geração do volante desportivo, com revestimento perfurado de série na zona de apoio das mãos, e a alavanca DIRECT SELECT com a sigla SLC gravada (em conjunto com a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC), também acrescenta um ambiente desportivo e refinado. Está disponível como equipamento opcional um novo volante multifunções de 3 raios, com revestimento em pele. A secção inferior do aro do volante é achatada, a zona de apoio das mãos possui revestimento em microfibra DINAMICA, incluindo ainda costuras contrastantes na cor vermelho, aplicações de revestimento cromado e patilhas de mudanças.