terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O concept Audi RS 7 estabelece recorde em circuito espanhol


O concept Audi RS 7 piloted driving acaba de estabelecer um novo recorde. No circuito espanhol de Parcmotor, perto de Barcelona, a Audi voltou a evidenciar o desempenho pioneiro na condução pilotada. Agora foi a vez de um grupo de jornalistas internacionais ter a oportunidade de experimentar a mais recente geração deste protótipo desportivo em condições de corrida.
Na sua segunda aparição em pista este ano em Sonoma, na Califórnia, o concept Audi RS 7 piloted driving surgiu com um peso ainda mais reduzido de modo a permitir um desempenho ainda maior. "Sob condições desafiantes em vários circuitos internacionais, estamos a adquirir uma experiência importante na regulação das funções pilotadas de modo a aumentar os limites do desempenho. Claro que isso beneficia o desenvolvimento dos nossos sistemas de assistência à condução dos modelos de grande produção, tais como prevenção de colisões como, por exemplo o Assistente anti-colisão no novo Audi A4 e Q7 ", destaca Thomas Müller, responsável pelo desenvolvimento de sistemas de travagem, direcção e de assistência ao condutor na Audi. "Cada circuito é diferente e apresenta novos desafios para nós. Usamos o conhecimento que adquirimos para melhorar a robustez e o desempenho do nosso veículo de teste. Tal resultou em excelentes tempos de volta com o mais rápido a situar-se em 2m 07,67s no traçado de 4,2 km do circuito".
Há já algum tempo, a Audi tem vindo a testar a condução pilotada sob condições cada vez mais desafiadoras. Em Outubro de 2014, uma RS 7 baptizado de "Bobby" já completou uma volta ao circuito de Hockenheim em velocidades até 240 km/h. A actual geração do deste concept recebeu a denominação de "Robby" e está equipado por um motor 4.0 V8 TFSI biturbo com 560 Cv (412 kW) de potência. O “Robby” é cerca de 400 kg mais leve do que o modelo anterior. Em Julho de 2015, o “Robby” já deixou emocionado o público americano quando rodou em Sonoma, na Califórnia, sem um piloto activo, estabelecendo tempos por volta mais rápidos que os assegurados por um convencional carro de competição com o seu piloto.

Quer na travagem, direcção ou aceleração, o RS7 pilotado controla todas as funções de condução. É totalmente automatizado com uma elevada precisão. A Audi também está a testar a condução pilotada em estradas com tráfego rodoviário em condições reais. No início de 2015, o “Jack” - um concept Audi A7 piloted driving car – percorreu de forma autónoma cerca de 900 km entre Silicon Valley até Las Vegas com os jornalistas a bordo. Pouco tempo depois, este piloted driving concept car rodou de forma autónoma a velocidades até 130 km/h em autoestradas alemãs. Por sua vez, na feira CES Ásia, em Maio de 2015, jornalistas tiveram a oportunidade de experimentar este protótipo no denso e congestionado tráfego da mega metrópole de Xangai. E em Outubro de 2015, a Audi deu a conhecer manobras automáticas evasivas de emergência com um veículo de testes que “encontrou” obstáculos móveis numa situação de tráfego urbano.
O trabalho de desenvolvimento, que inclui a condução num leque muito variado de áreas de testes, está a resultar num conhecimento valioso para os sistemas dos carros de produção em série, a partir da tecnologia de sensores e processamento de dados para o controlo do veículo e a sua estabilidade. As tecnologias da Audi para a condução pilotada baseiam-se segundo os princípios de segurança, economia de tempo e de eficiência. Os sistemas podem dar um valioso contributo para a segurança, especialmente quando o condutor está única e exclusivamente concentrado na sua tarefa de condução.
Quando é usada temporariamente para assumir as tarefas de condução, a tecnologia preditiva torna a condução mais eficiente, reduz o stress e aumenta o conforto. Além disso, possibilita ao condutor uma maior liberdade de tempo para se dedicar exclusivamente a outras tarefas no seu veículo. A condução pilotada fará a sua estreia num modelo de grande produção, já na próxima geração do topo de gama da Audi, o A8. Os sistemas podem assumir tarefas de condução durante as manobras de estacionamento ou em autoestradas com trânsito através do sistema stop-and-go, a velocidades até 60 km/h.