terça-feira, 22 de dezembro de 2015

170 Anos do TNDM II em 2016


Em 2016 , o D. Maria II comemora 170 anos. Uma boa idade para embarcar, durante o primeiro trimestre, numa viagem da Junta de Freguesia à Via Láctea.

O ponto de partida é na Sala Garrett, a 14 de Janeiro, com uma verdadeira maratona teatral: O Nome da Rosa traz Rosa Mota ao palco, numa encenação de Pedro Zegre Penim. Logo de seguida, a 15 de Janeiro, o D. Maria II envereda pelo Terreno Selvagem de Miguel Castro Caldas, Raquel Castro e Pedro Gil. A visita escocesa de Inês Barahona e Miguel Fragata tem também início em Janeiro e promete desvendar recantos desconhecidos do Teatro.

Em Fevereiro, o D. Maria II é o alvo da Ocupação Minhota. Um mês com espectáculos e actividades para adultos, crianças e jovens com chancela das Comédias do Minho. Fevereiro é também o mês em que a viagem se torna interplanetária com a mala voadora, que apresenta Universos Paralelos, o primeiro espectáculo desta companhia dirigido a adolescentes.

A 10 de Março, a Sala Garrett recebe o segundo espectáculo internacional da temporada, que vem do Irão. É Ivanov de Amir Reza Koohestani, criador que dará também uma masterclass. Ainda em Março, o D. Maria II apresenta  Judite, uma incursão de Rui Catalão por uma das mais bizarras histórias do Velho Testamento. No dia 27 desse mês, comemora-se o Dia Mundial do Teatro com entrada livre para os espectáculos Judite, A visita escocesa, e Três dedos abaixo do joelho, de Tiago Rodrigues. 

Neste início de ano novo, o D. Maria II será também o quartel-general do Clube dos Poetas Vivos, onde serão marcados encontros entre poetas e o público. Serão ainda realizadas as Jornadas de Teatro que juntarão, durante dois dias, os profissionais do sector num debate alargado, e o Encontro Nacional de Escolas de Teatro onde se discutirão as questões em torno do ensino artístico.