A Mercedes-Benz dá um passo importante rumo ao futuro através de várias inovações com o novo Classe E, onde se inclui o design do interior, que é caracterizado por um grande ecrã duplo de alta resolução e de nova geração (12.3 polegadas por ecrã), que aparenta pairar no espaço. Adicionalmente, os botões de controlo tácteis no volante são implementados pela primeira vez num veículo ligeiro de passageiros. Permitem ao condutor controlar todo o sistema infotainment, através de gestos com os dedos, sem necessidade de retirar as suas mãos do volante. Esta nova experiência é complementada por um novo design gráfico inteligente, com grafismos e animações de alta resolução, e com uma lógica de controlo simplificada. Ao mesmo tempo, os ocupantes desfrutam de um interior apelativo, com uma arquitectura espaçosa e materiais de elevada qualidade.
O interior luxuoso e confortável do novo Classe E é caracterizado pelos dois ecrãs extremamente elegantes, com uma diagonal de 31.2 cm (12.3 polegadas) e uma resolução de 1920 x 720 pixels. Os ecrãs combinam esteticamente para formar um painel amplo do posto de condução, actuando desta forma como um elemento central para salientar a horizontalidade do design interior do novo Classe E. Este posto de condução com painel amplo, inclui um ecrã de grandes dimensões que desempenha a função de painel de instrumentos, com instrumentos virtuais no campo de visão do condutor e, ainda, um ecrã central acima da consola central. Um painel comum em vidro confere um visual de ecrã plano moderno. No painel de instrumentos de ecrã amplo, o condutor poderá escolher entre três diferentes estilos de design do ecrã, de acordo com as suas preferências: "Classic", "Sport" e "Progressive".
O painel de instrumentos de ecrã amplo está disponível como opção em combinação com o COMAND Online. A versão de entrada do novo Classe E combina um painel de instrumentos de dois instrumentos analógicos tubulares redondos e um ecrã a cores de 17.8 cm (resolução de 1000 x 600 pixels), com um ecrã central com diagonal de 21.3 cm (resolução de 960 x 540 pixels). Os instrumentos analógicos redondos, o painel de instrumentos e o ecrã central estão instalados numa única estrutura, com acabamento em lacado preto de alto brilho.
O condutor poderá adaptar o conteúdo do ecrã central de acordo com as suas preferências pessoas. Com excepção do mapa de navegação (que utiliza sempre a área total do ecrã), o conteúdo da imagem do ecrã central do COMAND Online é dividido e resulta numa secção principal para o grafismo de informação e animações (2/3 no lado direito do ecrã) e numa secção suplementar (1/3 no lado esquerdo do ecrã).
Controlo táctil: movimentos gestuais
Com mais uma inovação, o novo Classe E é o primeiro veículo de sempre a integrar botões de controlo táctil nos raios do volante multifunções. Tal como a superfície do ecrã de um smartphone, os botões são sensíveis ao toque e, portanto, respondem com precisão aos movimentos horizontais e verticais dos dedos. Isto permite ao condutor controlar todas as funções do sistema infotainment de forma simples, lógica e intuitiva, tal como num smartphone, sem necessidade de retirar as suas mãos do volante. Após seleccionar a função desejada através de um movimento, o condutor poderá pressionar o botão de controlo táctil apropriado para operar a função. Estão instalados quatro botões adicionais em cada painel de interruptores com as funções já conhecidas de modelos anteriores, tais como o controlo do volume e o controlo do telefone.
O touchpad na consola central para operações de controlo é outra função oferecida que também já é conhecida do modelo Classe C. Através do touchpad, todas as funções podem ser controladas através de movimentos gestuais com apenas um dedo ou com vários dedos (multi toque). O touchpad também permite introduzir letras, números e caracteres especiais com escrita à mão.
Após o reconhecimento dos caracteres escritos à mão, o sistema efectua a reprodução de áudio dos mesmos, para permitir uma operação sem necessidade do condutor desviar a sua atenção da estrada. Uma característica de detecção da mão em repouso confere uma segurança acrescida no funcionamento do sistema, evitando a introdução não intencional de operações de controlo. Três botões sensíveis ao toque estão dispostos atrás do touchpad e podem ser utilizados para operar as funções principais rápida e directamente (função voltar, passar ao menu de favoritos e menu rápido do sistema de áudio).
Nova experiência de controlo
O objectivo do desenvolvimento do conceito totalmente novo de controlo e de indicação de informação consistiu em unir a utilização intuitiva com o design marcadamente funcional e, ao mesmo tempo, elegante. Desta forma, os passageiros do Classe E podem desfrutar de uma nova experiência de controlo, com grafismos e animações de alta resolução. Os responsáveis pelo desenvolvimento focaram-se na utilização de técnicas de apresentação e exibição recém-implementadas para facilitar – ou seja, tornar mais intuitiva – a interactividade e a visualização da informação pelo condutor. Por exemplo, as animações são utilizadas para mostrar o modo de acção dos sistemas de assistência ou do DYNAMIC SELECT. O ecrã ECO animado no painel de instrumentos ajuda o condutor a adoptar um estilo de condução económico, de uma forma facilmente compreensível.
Interior emotivo
Com o seu design orientado para criar uma sensação de espaço, o interior do novo Classe E combina a elegância de um modelo de luxo com a desportividade aperfeiçoada do Classe C. O idioma de design da nova limousine de segmento alto é caracterizado pela combinação de superfícies esculpidas com forte solidez e com uma moderna lucidez e abrangência das zonas de controlo e de exibição de informação. Esta linha de design dá forma a uma expressão de emoção e inteligência, um idioma de design totalmente único da Mercedes-Benz, que reflecte de forma ideal a filosofia de design "Pureza Sensual".
O revestimento inferior horizontal do painel de instrumentos, com curvas elegantes e linhas fluidas, cria uma sensação de espaço com uma tranquilidade excepcional. As linhas onduladas abrangem o revestimento das portas e criam uma continuidade da horizontalidade do design interior, salientando a largura do veículo com formas curvilíneas intemporais. Este idioma de design é típico das limousines da Mercedes-Benz, desde o Classe C ao Classe S. Quatro saídas de ventilação circulares tal como no Classe S, realçam ainda mais o segmento de luxo onde se insere o novo Classe E.
Ambiente luminoso com 64 cores
A iluminação do interior é constituída exclusivamente por tecnologia LED de longa duração e de baixo consumo de energia. O mesmo se aplica aos pack de iluminação ambiente adicional, disponível como opção. Com 64 cores, oferece uma vasta variedade de personalização. Acrescenta iluminação, por exemplo, aos componentes de revestimento, ao ecrã central, ao compartimento de arrumação dianteiro na consola central, às reentrâncias dos puxados das portas, às bolsas da portas, zonas dos tapetes do piso dianteiros e traseiros, no plafonnier, no triângulo dos espelhos e nos tweeters (se o veículo estiver equipado com sistema de som surroundBurmester® high-end 3D).
Sistema de som 3D, com experiência de som de sala de espectáculos
O sistema Frontbass equipado de série no novo Classe E proporciona uma experiência sonora especial. Utiliza o espaço na travessa e nas longarinas da estrutura da carroçaria, como câmara de ressonância dos altifalantes de graves. Se o veículo estiver equipado com o sistema de som surroundBurmester® high-end 3D disponível como opção, os ocupantes desfrutam de uma experiência sonora semelhante à da acústica de uma sala de espectáculos. Esta característica deve-se à segunda geração do sistema de som surroundBurmester® high-end 3D (a primeira geração está disponível para o Classe S), que utiliza quatro altifalantes no tejadilho – dois na parte dianteira e dois na parte traseira do tejadilho. Com este sistema, as reflexões de som do tecto de uma sala de espectáculos, são incorporadas da mesma forma autêntica no sistema de som do Classe E. Por outro lado, outros sistemas de som 3D não utilizam altifalantes no tejadilho, recorrendo meramente a algoritmos apropriados para simular um som 3D.
Além do som 3D Surround, podem ser seleccionados outros modos de som pré-definidos, para adaptar o som de acordo com as preferências e com a fonte de áudio:
• Pure: reprodução de som áudio sem efeitos adicionais, para uma experiência de som pura
• Live: som apelativo e dinâmico, comparável com o som ao vivo
• EasyListening: som suave para uma experiência sonora relaxante durante longos períodos
• Surround: som surround virtual
• 3D Surround: experiência de som de três dimensões proporcionada pelos altifalantes do tejadilho
A especificação técnica do sistema de som surroundBurmester® high-end 3D inclui 23 altifalantes topo de gama com diafragmas de fibra de vidro para um elevado nível de estabilidade, baixo peso e uma elevada potência. Especialmente desenvolvidos para as suas funções, os altifalantes do tejadilho são extremamente pequenos, possuem forma plana e emitem som em todas as direcções. O pack de altifalantes inclui uma caixa de graves de 25 litros de volume instalada na bagageira com um amplificador dedicado de 400 W de potência, dois altifalantes de graves/médios nas portas dianteiras, sete altifalantes de médios e tweeters cónicos para uma resolução de som rigorosa.
Além de cumprirem eficazmente as suas funções sonoras, os tweeters nos triângulos dos espelhos também são objectos de design fascinantes: quando o sistema de som é ligado, os tweeters giram para fora dos triângulos dos espelhos para a posição de emissão ideal de som. A iluminação ambiente também transforma os tweeters em elementos estéticos de realce. Dois amplificadores com uma potência total de 1450 W alimentam todos os altifalantes individualmente através de canais separados e filtros de frequências activos.
A combinação de amplificadores digitais com analógicos também contribui para uma experiência de som especial. A tecnologia analógica assegura um som intenso, linear e cheio, enquanto a tecnologia digital utiliza uma fonte de alimentação separada para produzir elevados picos de potência, por forma a permitir uma elevada dinâmica entre os tons mais baixos e os tons mais altos.
Tal como no Classe S, o som pode ser ajustado de forma ideal para cada banco, utilizando a conhecida configuração VIP.
Novas funções de segurança
Graças à distribuição de luz de alta resolução e com total liberdade de configuração é possível implementar todas as funções das luzes de máximos e de médios do Sistema de Iluminação Inteligente, totalmente através de meios digitais. Como estreia a nível mundial, a função de luz de berma dinâmica é implementada apenas através de meios electrónicos. Além disso, está disponível uma grande variedade de novas funções de luzes adaptativas, que permitem uma condução mais segura para o condutor e para os restantes utentes da estrada durante a noite. Estas incluem as recém-desenvolvidas luzes para condições climatéricas adversas, luzes de cidade e luzes de cruzamento que funcionam com base nos dados do sistema de navegação.
Chuva de estrelas na traseira
Os farolins traseiros integrais são outra característica de design do novo membro da família de limousines da Mercedes-Benz. O farolim traseiro em forma de tocha descreve o contorno das luzes traseiras não só para enaltecer – também na configuração de luzes durante a condução nocturna – a forma característica das luzes, mas também para melhorar as condições de segurança.
As luzes traseiras disponíveis como opção destacam-se graças à sua semelhança com uma chuva de estrelas, com a Via Láctea ou com os gases de escape incandescentes à saída de um reactor de avião. Este efeito "chuva de estrelas" é obtido devido aos vários reflectores irregulares e de pequenas dimensões na lente do farolim traseiro. Estes reflectores, designados de reflectores de Lambert, asseguram um visual extremamente uniforme e brilhante. As luzes traseiras, disponíveis como opção, são totalmente equipadas com tecnologia LED.
As luzes traseiras recém-desenvolvidas também são brilhantes no que à segurança diz respeito. A intensidade das luzes de stop varia consoante o veículo seja conduzido durante o dia ou durante a noite, respeitando sempre os limites legais (funcionalidade de vários níveis). Adicionalmente, as luzes de mudança de direcção, que também incluem uma funcionalidade de vários níveis, prolongam-se em toda a largura na região inferior do farolim traseiro.