Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
A Modista
Depois de muitos anos de exílio, Myrtle Tilly regressa à pequena cidade onde nasceu, na Austrália, para cuidar da mãe idosa, que se encontra muito doente. Tilly tinha saído dali muito jovem, devido a falsas acusações de assassinato. Hoje ela é uma mulher sofisticada que aprendeu os segredos da alta-costura com Madeleine Vionnet, uma das mais famosas costureiras de Paris (França). Agora, recorrendo aos seus dotes artísticos, Tilly decide transformar a visão dos habitantes da cidade mostrando, às pessoas que tanto mal lhe fizeram, que a vingança é doce e sabe ainda melhor se for servida fria…
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), uma comédia em estilo “western” que se baseia no “best-seller” – e obra de estreia – da escritora australiana Rosalie Ham. A realização é da responsabilidade de Jocelyn Moorhouse (“Onde Reside o Amor”, “Amigas e Rivais”). Kate Winslet, Judy Davis, Liam Hemsworth, Hugo Weaving e Sarah Snook dão vida às personagens.
Segredos Obscuros
No passado, a actriz Kathryn Vale conheceu a fama e a fortuna em Hollywood. Hoje ela prefere viver tranquilamente a sua vida, longe dos olhares do público e da imprensa. Zoe, a sua única filha, tenta de todas as formas seguir os seus passos no mundo da sétima arte. Porém, ela sabe que, apesar do seu talento, será sempre comparada à progenitora e, por esse motivo, dificilmente lhe será dada a oportunidade de que tanto necessita. Isso cria uma rivalidade inequívoca entre as duas mulheres. Quando Kathryn decide aceitar um novo papel para um filme, retomando assim a carreira abandonada anos antes, começa a receber cartas anónimas com ameaças. Este facto vai obrigá-la a confrontar a verdade sobre si mesma e sobre todos os que a rodeiam.
Um “thriller” psicológico realizado por James Oakley (“Screen Test”) segundo um argumento de Alex Michaelides. O elenco conta com Rosamund Pike, Lena Olin, Dean Winters, Molly Price e Jennifer Lawrence.
Que Horas Ela Volta?
Val deixou a cidade de Pernambuco (Brasil), para ir trabalhar como empregada doméstica em São Paulo. Para se sustentar e poder enviar dinheiro, deixou Jéssica, a filha ainda pequena, para ser criada com os avós. Durante 13 longos anos, ela vive afastada da família, dedicando-se totalmente a educar e criar Fabinho, o filho dos patrões. É então que Jéssica, já quase mulher, lhe pede para ir para São Paulo para fazer os exames para ingressar na universidade. Os patrões de Val, contentes com a notícia, insistem para que a rapariga fique em sua casa. Porém, a chegada dela vem pôr em risco o equilíbrio que até aí existiu entre a submissão cega da empregada e o poder do dinheiro…
Um filme dramático sobre a diferença de classes no Brasil que conta com realização e argumento da brasileira Anna Muylaert (“É Proibido Fumar”, “Chamada a Cobrar”). Depois da passagem pelo Festival de Cinema de Sundance (onde recebeu o Prémio do Júri) e pelo Festival de Berlim (onde arrecadou o Prémio do Público), “Que Horas Ela Volta?” é o candidato brasileiro à nomeação para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 88.ª edição dos Óscares, agendada para o dia 28 de Fevereiro de 2016, em Los Angeles, EUA. O elenco conta com a actriz Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, Karine Teles e Lourenço Mutarelli.