quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

INOUT, de Maria José Cabral


No studioteambox, o mês de Dezembro começa com pintura: é já a partir de amanhã que se pode visitar a exposição INOUT, de Maria José Cabral.

O tema para o conjunto de pinturas que esta exposição reúne não podia ser mais actual: as migrações humanas. Mas o foco mediático que sobre o mesmo tem vindo a incidir difere da abordagem que Maria José Cabral se propôs fazer nestas telas. Ao invés da exploração das causas que o motivam ou da medição do grau de precaridade resultante, o que esta artista explora é a própria “anatomia” do fenómeno e o efeito que o mesmo tem no ser humano: o da passagem por um limbo onde tempo, espaço e identidade são baralhados como cartas que serão redistribuídas para um novo jogo.

E a plasticidade dos trabalhos de Maria José Cabral não podia ser mais adequada a captar a essência desse limbo, que por vezes assume contornos oníricos: trata-se de uma pintura figurativa com tendências abstracizantes, expressionista e de paleta vibrante, numa palavra, ideal para nos ajudar a descobrir onde acaba uma realidade e começa outra. Ou pelo menos tentar.

Licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes e mestranda em pintura na mesma instituição, Maria José Carvalho é uma artista em ascensão, contando já com algumas dezenas de exposições a título individual e colectivo, participações especiais em eventos de relevância cultural, nomeadamente no âmbito das relações de Portugal com os países lusófonos, e colaborações em contexto editorial. Cultiva e exerce profissionalmente, desde 2009, a arte do retrato.

A exposição decorre no studioteambox de 3 a 17 de Dezembro 2015. De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h e tem entrada gratuita.