quinta-feira, 7 de abril de 2016

Estreias de cinema de 7 de Abril de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Mergulho Profundo

Marianne Lane e Paul De Smedt estão de férias na ilha de Pantelleria, Itália. Ela é uma estrela de rock; ele, bastante mais jovem, é fotógrafo. Os dois estão apaixonados e aproveitam o tempo que lhes sobra para uma reaproximação, após as constantes ausências a que são obrigados devido às suas profissões sempre absorventes. Mas aquela tranquilidade é interrompida com a inesperada chegada de Harry, produtor musical e ex-amante de Marianne, e de Penelope, a sua jovem e bela filha. O desconforto instala-se e a dinâmica entre eles, antes tão pacífica, fica agora comprometida. Entre os quatro, dá-se início a um perigoso jogo de sedução que acaba numa inevitável tragédia...
"Remake" actualizado do filme "A Piscina", realizado, em 1969, por Jacques Deray (e que contou com a participação de Alain Delon, Romy Schneider, Maurice Ronet e Jane Birkin), um filme dramático assinado pelo italiano Luca Guadagnino ("Eu Sou o Amor"). Os actores Tilda Swinton, Matthias Schoenaerts, Ralph Fiennes e Dakota Johnson dão vida aos protagonistas.



Ruth e Alex

Ruth e Alex (Diane Keaton e Morgan Freeman, respectivamente) vivem num belo apartamento em Brooklyn, Nova Iorque (EUA). Ali partilharam os últimos 40 anos das suas vidas. Os cinco andares sem elevador que ambos têm de subir de cada vez que saem à rua são o grande motivo para uma importante decisão: trocar de casa. Apesar de relutantes em abandonar tantas recordações, ambos estão decididos a iniciar uma nova fase numa casa mais pequena e numa zona menos movimentada da cidade. O que eles não imaginam é o inferno em que essa transacção se pode tornar...
Baseado no "best-seller" "Heroic Measures" (2009), da escritora canadiana Jill Ciment, um filme sobre o envelhecimento que conta com a realização de Richard Loncraine segundo um argumento de Charlie Peters.



Verdade

Em Setembro de 2004, Dan Rather, "pivot-vedeta" da CBS News e um dos nomes mais conhecidos do jornalismo televisivo norte-americano, e a produtora Mary Mapes viram-se envolvidos num escândalo de informação falsa, a que os media norte-americanos deram o nome "Rathergate". Uma história do programa "60 Minutos", que foi para o ar no dia 8 de Setembro desse mesmo ano – dois meses antes da reeleição de George W. Bush –, denunciava o facto de o Presidente ter conseguido evitar cumprir o serviço militar entre 1968 e 1974. A peça referia ainda que tinha tido tratamento privilegiado no seu serviço militar na Texas Air National Guard, durante a Guerra do Vietname, e que raramente aparecia na base. A notícia, produzida por Mary Mapes e a sua equipa de investigadores, era uma história aparentemente sem falhas. Porém, no dia seguinte, começaram a pairar dúvidas sobre a autenticidade dos documentos em alguns blogues norte-americanos. Durante os meses seguintes, um painel independente foi encarregue de avaliar o caso para determinar se teriam ou não sido cometidos erros no decurso da investigação. Tanto Mapes como Rather ficaram desacreditados e com as carreiras arruinadas. A CBS, por sua vez, foi acusada de ter apressado a publicação da história – com prejuízo para a qualidade do trabalho jornalístico – com vista a prejudicar a candidatura de Bush.
Estreia na realização do argumentista James Vanderbilt (conhecido pelos argumentos de "Terror na Escuridão", "Zodiac" e "O Fantástico Homem-Aranha"), um docudrama que tem por base o livro de memórias "Truth and Duty: The Press, the President and the Privilege of Power", da autoria de Mary Mapes. O elenco inclui Cate Blanchett, Robert Redford, Dennis Quaid, Topher Grace, Elisabeth Moss e Stacy Keach.