terça-feira, 19 de abril de 2016

Ana Moura no Festival Caixa Ribeira


O cartaz do Festival Caixa Ribeira fica hoje completo. Recheados de protagonistas luxuosos, com os melhores Fadistas do mundo do qual já fazem parte nomes como António Zambujo, Gisela João, Raquel Tavares, Aldina Duarte, Helder Moutinho Maria da Fé, entre tantos outros, chega agora a “cereja no topo do bolo”. Dia 3 de Junho, no Palco Caixa: Ana Moura.


Ana Moura, conhecida e aclamada pelos quatro cantos do Mundo, é uma das maiores e mais incríveis embaixadoras do Fado dentro e fora de portas. Nas edições discográficas estreou-se há pouco mais de uma década. Quase sempre acompanhada por Jorge Fernando, uma espécie de padrinho e ensinador durante muitos discos, o seu sucesso atinge um clamoroso tamanho, acabando por cantar com ícones da pop mundial como os Rolling Stones, Prince, Gilberto Gil e outros. Com “Desfado” de 2012 (o disco mais vendido em Portugal dos últimos anos, galardão de cinco platinas), juntou a tradição com a contemporaneidade, confirmando-a como uma artista absolutamente singular. Nesse álbum contou com a colaboração de Larry Klein, produtor de nomes-colossos como Joni Mitchell, Tracy Chapman ou Madeleine Peyroux, e com os talentosos Márcia, Luísa Sobral, António Zambujo, Aldina Duarte, entre outros. O último registo da fadista chama-se “Moura”. A edição atingiu a marca de Disco de Platina em apenas duas semanas e volta a contar com a produção de Larry Klein. Tal como em “Desfado”, são muitos os grandes nomes da música portuguesa que se juntam a Ana Moura. Carlos Tê, por exemplo, é um dos convidados (pela primeira vez a trabalhar com a Fadista), assinando um tema por inteiro, na música e na letra. Outros estreantes são Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Edu Mundo ou Sara Tavares, que compõe um tema com a letra de Kalaf (Buraka Som Sistema). Há ainda palavras do escritor José Eduardo Agualusa, cuja música é composta pelo músico angolano Toty Sa´Med, e nomes conhecidos por todos que trabalharam no anterior “Desfado”. Nome imperdível e incontestável, Ana Moura no dia 3 de Junho, no Caixa Ribeira.


Está desta forma completo o cartaz da 2ª edição do Festival Caixa Ribeira. Para que todos possam começar a preparar as noites de 3 e 4 de Junho, está também disponível a distribuição de todos os artistas por dias e salas.