quarta-feira, 20 de abril de 2016

Sony recordista dos prémios TIPA em 2016


A Sony foi galardoada com um número recorde de cinco prémios durante a edição de 2016 dos prémios da prestigiada Technical Image Press Association.

MELHOR DSLR DA GAMA BÁSICA: a68

A Sony α68 possui um sensor Exmor CMOS APS-C de 24 MP com gama de sensibilidade de ISO 100 a 25 600. O seu sistema “4D Focus” utiliza um sensor AF de detecção de fases dedicado de 79 pontos, com 15 pontos cruzados. Oferece uma focagem precisa em condições de luminosidade tão baixas como -2EV, bem como um seguimento AF constante de 8 fotogramas por segundo. Para os fãs do vídeo, a Sony α68 permite gravar em Full HD no formato XAVC-S com uma taxa de bits até 50 Mbps e focagem automática contínua com seguimento de focagem preciso. Outras características dignas de nota são a estabilização de imagem SteadyShot Inside, o visor OLED Tru-Finder com cobertura de fotograma de 100% e o ecrã LCD inclinável de 2,7 polegadas. 

MELHOR CÂMARA PROFISSIONAL SEM ESPELHO SUPER COMPACTA: a7R II

A câmara α7R II da Sony possui um sensor CMOS Exmor R “Full frame” de 42 MP dentro de uma estrutura inteiramente fabricada em liga de magnésio. Está equipada com um sistema AF híbrido com 399 pontos de detecção de fases e detecção de contrastes de 25 pontos no sensor que permite fotografar até 5 fps em pleno AF. A câmara α7R II permite ainda gravar vídeos em 4K com processamento de imagem e gravação, bem como a capacidade para gravar vídeos em Full HD (1080p) em NTSC ou PAL a 60p/30p/24p ou 50p/25p através do formato XAVC S com elevada taxa de bits. Oferece um controlo de cor e gama totalmente personalizável, incluindo as mesmas curvas de gama SLog2 e S-Log3 utilizadas nas câmaras profissionais de cinema topo de gama da Sony. A gama ISO é de 100 a 25 600, com extensões de ISO 50 a 102 400.

MELHOR CÂMARA SEM ESPELHO SUPER COMPACTA COM LENTE PRIME: SEL85F14GM

A lente full frame FE de 85 mm com abertura F1.4 GM da Sony possui um novo elemento XA (asférica extrema) e mais três elementos ED que oferecem uma magnífica combinação de resolução extremamente elevada de áreas de focagem com um fundo com um agradável e suave efeito "bokeh". A lente possui abertura circular com 11 lâminas e revestimento Nano AR, para reduzir reflexos e o efeito "fantasma". Integra um sistema de focagem Direct Drive SSM (Super Sonic wave Motor) para melhorar a focagem e dois sensores de posição para um melhor controlo da focagem. Construída com 11 elementos em 8 grupos, a lente é resistente ao pó e à humidade. 

MELHOR CÂMARA COMPACTA FULL FRAME: RX1R II

Partilhando o mesmo sensor de 42,2 MP e o mesmo processador de imagem BIONZ X que a α7R II da Sony, a RX1R II possui uma lente integral Zeiss Sonnar T* 35 mm f/2. O sensor possui uma impressionante detecção de fases AF de 399 pontos que actuam em conjunto com 25 pontos de contraste AF para oferecer uma focagem mais rápida e eficiente. A câmara possui o primeiro filtro ótico passa-baixo variável do mundo, o qual pode ser desligado, que pode ser regulado para "off" (desligado), "standard" ou "high" (alto), com função bracketing do filtro passa-baixo também disponível. A visualização é feita através de quatro elementos de vidro do visor electrónico (EVF) ou de um ecrã LCD inclinável de 3 polegadas com 1,2 milhões de pontos. A câmara permite filmar em Full HD com escolha entre várias taxas de fotograma. 

MELHOR ACTION CAM: HDR-AS50

A Sony HDR-AS50 é uma câmara de vídeo resistente e altamente compacta que filma a partir de vários pontos de vista, que pesa apenas 45 g (1.62 oz) e mede apenas 4,77 x 5,25 x 1,9 cm. É fornecida com uma caixa estanque que pode ser utilizada até uma profundidade de 60 metros, podendo ainda ser ligada a um telecomando Live-View que pode ser virtualmente instalado em qualquer lugar, incluindo no pulso. A câmara oferece uma estabilização de imagem SteadyShot, fantástica para filmagens em movimento, filmes "Time-Lapse" em 4K, captação de vídeo em Full HD melhorada, um microfone estéreo incorporado e lentes Zeiss Tessar. Para tornar tudo ainda mais entusiasmante, o ângulo de visão pode variar entre “amplo” e “estreito” em dois níveis, e o modo zoom pode ser utilizado durante a captação.