quinta-feira, 28 de abril de 2016

Estreias de cinema de 28 de Abril de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Capitão América: Guerra Civil

Devido a uma série de missões que originaram danos colaterais considerados evitáveis, o Governo norte-americano decide que a equipa de Vingadores precisa de supervisão adequada. É então criado um sistema de registo dos super-heróis, cujo trabalho terá de ser sempre controlado por um membro governamental autorizado. A partir de agora apenas poderão agir se forem formalmente solicitados. Esta nova posição vai gerar conflitos internos na equipa, cujas opiniões se dividem. De um lado está o Capitão América, que se rebela por considerar a liberdade dos Vingadores essencial para o perfeito funcionamento das suas missões; do outro está o Homem de Ferro que, contra todas as expectativas, aprova a decisão. Entre eles surge uma tensão difícil de controlar que porá em causa não apenas a amizade e união de todos, mas também a segurança da Humanidade.
Realizado por Anthony e Joe Russo (a dupla responsável por "Capitão América: O Soldado do Inverno"), segundo um argumento de Christopher Markus e Stephen McFeely, um filme de acção e aventura baseado na popular série de banda desenhada da Marvel, criada por Joe Simon e Jack Kirby e publicada pela primeira vez em 1941. O elenco de luxo conta com Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Jeremy Renner, Paul Rudd e Tom Holland, entre muitos outros. 



Um Dia de Mãe

Com o aproximar da celebração de mais um dia da mãe, várias mulheres vão ter de reflectir sobre o peso da maternidade. Sandy é a mãe solteira de dois rapazes que luta por se manter de pé e que ainda não superou o facto de ter sido trocada por uma mulher mais jovem; Miranda é uma escritora famosa que hoje se arrepende de ter dado a sua filha Kristin para adopção; Kristin – hoje uma mulher prestes a constituir a sua própria família –, decide que é chegado o momento de reencontrar a progenitora e fazer as pazes com o passado; Jesse, a melhor amiga de Kristin, ao perceber as suas angústias, dá-se conta do quão distante se sente da sua própria mãe e o quanto deseja fortalecer os laços. Estas mulheres, de personalidades distintas, vão ver os seus destinos cruzarem-se de um modo totalmente inesperado…
Com realização de Garry Marshall ("Regras para Ser Feliz", "Dia dos Namorados", "Ano Novo, Vida Nova!"), uma comédia romântica sobre as alegrias e tristezas inerentes à condição de mãe nas suas várias fases e perspectivas. O elenco conta com Jennifer Aniston, Kate Hudson, Julia Roberts, Jason Sudeikis, Timothy Olyphant, Margo Martindale, Shay Mitchell e Jon Lovitz. 



O Profeta

Tido como rebelde pelo poder governativo, o pintor e poeta Mustafa encontra-se a cumprir prisão domiciliária. Durante todo o tempo de clausura, fica amigo de Kamila, a empregada doméstica, e de Almitra, a filha desta. Com apenas oito anos, a pequena Almitra é uma criança extraordinariamente inteligente e cheia de vida. Com ela, Mustafa vai partilhar os seus pensamentos mais profundos, numa reflexão sobre a condição humana, o amor, a amizade, a vida, a morte, o Bem e o Mal.
Com produção da actriz Salma Hayek, que também dá voz a uma das personagens, "O Profeta" é um filme de animação que adapta a obra com o mesmo nome, escrita em 1923 pelo ensaísta, filósofo, poeta e pintor de origem libanesa Gibran Khalil (1883-1931). Sendo uma produção colectiva, conta com a assinatura de Roger Allers, Paul e Gaëtan Brizzi, Joan C. Gratz, Mohammed Saeed Harib, Tomm Moore, Nina Paley, Bill Plympton, Joann Sfar e Michal Socha. Para além da voz de Hayek, a versão original inclui as vozes de Liam Neeson, Quvenzhané Wallis, Alfred Molina, John Krasinski e Frank Langella.