terça-feira, 26 de abril de 2016

Ciclo de exposições 2016 – Pequenos formatos Grandes Artistas na Microarte


Filipe Curado e Luiz Morgadinho são a escolha da Microarte galeria para 2ª exposição do “ ciclo expositivo de 2016 – Pequenos formatos Grandes artistas”. Filipe Curado e Luiz Morgadinho têm em comum o facto de serem artistas residentes da galeria há vários anos. Ambos são presença assídua nas exposições e mostras que têm a chancela da Microarte Galeria. 


Filipe Curado _ Pequenos Paraísos 
Para esta exposição o escultor Filipe Curado (Leiria, 1978) traz-nos 30 pequenas esculturas tituladas “pequenos paraísos”. As esculturas são feitas em bronze, pedra preta calcário, amarelo negrais e mármore branco. Filipe Curado é um escultor autodidacta. A arte de esculpir a pedra iniciou-se em 1996. Apresentou em 2011 a Exposição “Orgânica Arbor”, na Microarte Galeria, um conjunto de peças nas quais foi possível percepcionar uma espécie de acústica própria da árvore, através do ritmo construtivo das esculturas, onde as superfícies planas, convexas e côncavas “brincam” com os vazios. Em 2014 fez parte da colectiva “ Lanscape Line” na Microarte onde apresentou uma série de trabalhos consistente à volta das várias morfologias que formam um montado alentejano. Apesar da utilização de várias pedras e das várias tonalidades e texturas que comportam em si, existe nas suas peças uma indiscutível orgânica, um sentido de continuidade de superfícies que nos faz visualizar um só volume. A dureza da pedra torna-se, assim, aos nossos olhos, maleável. 


Luiz Morgadinho _ Ao pequeno-almoço com René Magritte 
Original de Coimbra, onde nasceu em 1964, Luiz Morgadinho é também um pintor autodidacta. Durante o seu percurso frequentou o Circulo de Artes Plásticas de Coimbra e o Curso de Artes e Técnicas do fogo na Escola de Avelar Brotero. Os seus trabalhos, tanto de pintura como escultura, tocam a linguagem plástica do surrealismo. Utilizando o ilusionismo fotográfico como motor da criação. Luiz Morgadinho constrói composições onde conjuga objectos e imagens de diferentes realidades. 

Microarte
Centro Comercial Roma
Lisboa