quarta-feira, 20 de abril de 2016

Gonçalo M. Tavares vai visitar casas no Luxemburgo em Maio


Dez escritores e escritoras participam na “Visita em casa”, encontros nas casas de pessoas comuns em várias cidades europeias. Gonçalo M. Tavares vai visitar casas no Luxemburgo em Maio,  e em Frankfurt, em Julho. O escritor luxemburguês Guy Helminger visita o Porto em Setembro.

O que acontece quando um autor conhecido entra pela porta de nossa casa para nos visitar e ler, dançar, cozinhar, comer ou simplesmente conversar connosco, no nosso espaço mais pessoal? “

“Visita em casa” é uma iniciativa que vai levar dez conhecidos escritores e escritoras de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Itália e Alemanha, às casas de pessoas comuns de mais de 15 cidades europeias entre maio e Outubro de 2016. Os anfitriões abrem as suas portas para receber um autor mas não fazem ideia do que vai acontecer, pois o escritor ou escritora tem carta branca para dar largas à sua imaginação e para tornar este encontro verdadeiramente único. Cada autor vai visitar duas casas em duas cidades europeias, sendo que uma das cidades visitadas será na Alemanha. Participam neste edição da “Visita em casa” Alina Bronsky, Marie Darrieussecq, Guy Helminger, Michela Murgia, Katja Lange-Müller, Jordi Puntí, Sasha Marianna Salzmann, Gonçalo M. Tavares, Annelies Verbeke e David Wagner.

Gonçalo M. Tavares, o escritor português seleccionado para participar nesta edição da “Visita em casa”, tem já marcada a sua primeira viagem à capital do Luxemburgo, de 6 a 9 de Maio. Em Julho, o escritor vai visitar a casa de moradores de Frankfurt, enquanto que o escritor luxemburguês Guy Helminger vai visitar uma casa no Porto, em Setembro.

Através do formato inovador da “Visita em casa”, o Goethe-Institut possibilita um intercâmbio pessoal entre cidadãos europeus. Os destinos – metrópoles e pequenas cidades – prometem uma grande diversidade e encontros invulgares. As impressões recolhidas durante as viagens resultarão num texto de cada um dos autores. Estes textos serão editados em formato e-book, na primavera de 2017, em cinco línguas, e apresentados na Feira do Livro de Leipzig de 2017.