quarta-feira, 20 de abril de 2016

Novo Classe E mostra o caminho para a condução autónoma


O caminho que percorremos e pelo qual transportamos os nossos produtos está prestes a sofrer uma mudança radical. Em grande medida, este processo já está em curso. Numa reunião informal que decorreu recentemente (14 de Abril) em Amesterdão, os ministros dos transportes da UE discutiram as "soluções de mobilidade inteligentes e ecológicas". A reunião teve como objectivo melhorar os testes em grande escala da condução interligada e autónoma em estradas públicas na Europa, e apoiar a introdução no mercado das novas tecnologias até ao final da presente década. A Mercedes-Benz estava presente para demonstrar com dois novos modelos Classe E quais as funções de condução parcialmente autónoma que já estão tecnicamente disponíveis. 

Na reunião informal que decorreu em Amesterdão, os ministros dos transportes Europeus e o Comissário Bulc da UE discutiram pela primeira ao nível político a condução autónoma e as medidas necessárias para a sua implementação faseada na Europa. A iniciativa da presidência Holandesa do Conselho da UE que inclui a declaração de Amesterdão marca um primeiro passo importante no sentido da criação de um enquadramento uniforme ao nível da UE, necessário para o desenvolvimento da tecnologia. Posteriormente, para obterem uma opinião formada sobre os sistemas automatizados disponíveis de vários fabricantes, os ministros tiveram a oportunidade de experimentar os veículos. Em quase todos os casos, estes eram veículos de pesquisa. Em contrapartida, a Mercedes-Benz apresentou dois novos veículos Classe E de produção para demonstrar o progresso já alcançado no caminho para a condução autónoma. 


O conjunto de inovações já disponíveis de série neste veículo – tais como o Assistente Activo de Mudança de Faixa, o Remote Parking Pilot (que permite realizar manobras de entrada e saída de lugares de estacionamento utilizando um smartphone) ou o primeiro sistema de comunicação Car-to-X num veículo de produção – torna o Classe E no veículo mais inteligente a circular na estrada. Recentemente, três camiões Mercedes-Benz Actros ligados entre si por Wi-Fi para formar um pelotão de camiões automatizados (Highway Pilot Connect), percorreram um trajecto desde Estugarda até Roterdão. Desta forma, os veículos contribuíram activamente para o European Truck Platooning Challenge 2016, uma iniciativa lançada pelo governo Holandês no âmbito da sua presidência do Conselho da UE.

"Ao participar na conferência dos ministros dos transportes da UE em Amesterdão, demonstramos que estamos empenhados na implementação da condução autónoma em veículos ligeiros e camiões. Esta tecnologia inovadora é um elemento-chave do nosso trajecto rumo à mobilidade interligada, autónoma e sem emissões", afirma o Prof. Dr Thomas Weber, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Ligeiros de Passageiros Mercedes-Benz do Grupo.

A Daimler apresenta uma perspectiva atractiva da mobilidade futura
O veículo de pesquisa F 015 Luxury in Motion representa a visão da Mercedes-Benz em relação ao futuro do veículo autónomo, interligado e sem emissões em 2030. À parte da reunião dos ministros dos transportes, o veículo futurista transmitiu entusiasmo não só aos políticos, mas também aos vários visitantes presentes. Com o seu conceito interdisciplinar, o F 015 demonstra as mudanças técnicas e sociais que a mobilidade do futuro irá trazer. Equipado com painéis LED interactivos e um sistema de projecção de laser, o veículo comunica e interage com o ambiente que o rodeia. O seu design interior revolucionário confere ao veículo um local de repouso digital e um "espaço de experiências", permitindo aos passageiros uma liberdade de escolha sobre a forma como passam o tempo durante as suas viagens a bordo do veículo. Desta forma, o F 015 fornece uma abordagem inteligente aos assuntos discutidos pelos ministros dos transportes da UE: mobilidade inovadora e veículos sem condutor, o futuro da mobilidade, assim como o que necessita de ser realizado de modo a que os automóveis sejam mais inteligentes e sustentáveis.