sexta-feira, 22 de abril de 2016

O Violoncelo


O livro que fazia falta a quem ensina e a quem aprende violoncelo!
Uma obra com estratégias para alunos, pais e professores, adaptável para violino, violeta e contrabaixo.

Aprender violoncelo é diferente de ensinar, mas tanto para quem aprende como para quem ensina é útil ter acesso a informação prática que facilite a exploração do instrumento. E este é um livro eminentemente prático, que apresenta 170 exercícios que pretendem contribuir para inspirar os professores nas suas aulas e ajudar os alunos nos seus estudos. Apresentando estratégias voltadas mais directamente para o estudo do violoncelo, estas podem ser adaptadas a outros instrumentos de cordas, como violino, violeta e contrabaixo. A experiência, a pesquisa e o diálogo com outros profissionais, contribuíram para criar uma obra carregada de informação, útil para quem estuda e para quem ensina violoncelo.
Ao professor de violoncelo não basta ser músico e pedagogo, é importante que seja ainda um especialista em comportamento, um observador. Ao aluno de violoncelo não basta aprender música, é importante uma relação adequada com o instrumento e uma postura correcta, entre outros. Os exercícios desta obra, muito práticos, direccionados a «resolver» dificuldades ou a aperfeiçoar técnicas, estão apresentados de forma clara, para facilitar a leitura.

Sobre a Autora

Ana Raquel Pinheiro (Covilhã, 1982) lecciona violoncelo na Academia de Música de Santa Cecília (desde 2004) sendo também coordenadora da classe de cordas. Tem sido regularmente convidada para leccionar em masterclasses de violoncelo e para integrar júris de concursos, como o PJM 2015, categoria de música barroca. É responsável pelo Serviço Educativo do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) e coordenadora de cordas da Academia Portuguesa de Artes Musicais (APARM).
Iniciou os estudos de violoncelo aos 12 anos na EPABI, Escola Profissional de Artes da Beira Interior, com o professor Rogério Peixinho. Licenciou-se em violoncelo na ESART, Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe dos professores Miguel Rocha e Catherine Strynckx. Concluiu ainda o Curso «Biennio di Specializzazione» na Scuola Civica di Musica di Milano na classe de violoncelo barroco do professor Gaetano Nasillo e frequentou o Curso de Mestrado na Academia Nacional Superior de Orquestra/Universidade Lusíada com o professor Paulo Gaio Lima.
Como violoncelista adjunta colaborou com as mais prestigiadas orquestras nacionais tais como a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Metropolitana de Lisboa e ainda agrupamentos e orquestras italianas incluindo La Risonanza, Academia Montis Regalis, entre outras.
Gravou para editoras internacionais como Passacaille, Urania Records, Verso, Naxus, entre outras.
Colabora regularmente com a orquestra e ensemble Músicos do Tejo, Melleo Harmonia, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Metropolitana de Lisboa, etc., e, desde 2005, integra a orquestra barroca Divino Sospiro. É membro do Quarteto Arabesco.
Premiada no Concurso de Arcos Júlio Cardona 2001, bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian durante vários anos e obteve ainda uma bolsa de mérito da Fondazione Marco Fodella em Itália.
O Violoncelo – Jogos para miúdos/prescrições para graúdos é o seu primeiro livro.