sexta-feira, 29 de abril de 2016

One Man Alone no Palácio do Bolhão


Hoje e amanhã o Teatro da Didascália apresenta o seu espectáculo "One Man Alone", no salão nobre do Palácio do Bolhão no Porto.  

"One Man Alone" é um espectáculo a solo, literalmente a solo. Sem contracena, operador de luz ou som, o actor vê-se assim obrigado a prosseguir o seu espectáculo interpretando e operando ao mesmo tempo a própria luz que o ilumina e a música que acompanha a cena.

A peça retrata a vida de um padeiro, solitário, que a altas horas da noite, nos intervalos de cozedura do pão, se diverte a brincar com os seus instrumentos de trabalho, numa tentativa de escape ao quotidiano do seu ofício monótono e repetitivo.

Bruno Martins, o director artístico da companhia, único actor da peça e simultaneamente operador de luz e som, salienta que o facto de o espectáculo ser todo ele conduzido por uma só pessoa, funciona como uma espécie de metáfora à criação artística contemporânea. Uma metáfora às condições de trabalho, na maioria das vezes precárias, em que os artistas se vêm obrigados a trabalhar, agravadas com a actual conjuntura socioeconómica.

O espectáculo é uma comédia divertida que assenta no virtuoso jogo físico do actor, na capacidade de se multiplicar nas várias personagens que dão vida às suas fantasias, e na sua capacidade de surpreender através dum espectáculo onde a magia é aliada da simplicidade.