quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A Economia Mais Forte do Mundo


A Economia Mais Forte do Mundo, da autoria do Prémio Nobel da Economia, Joseph E. Stiglitz, chegou às livrarias no passado dia 1 de Setembro e propõe um plano para revitalizar a economia americana e promover a prosperidade global.

Stiglitz, que esteve em Portugal em maio deste ano e se tem pronunciado sobre a situação económica de Portugal, sugere, neste livro, um conjunto de medidas para inverter a situação de rescaldo da crise de 2008, apresentando-nos o que lhe parece essencial para reescrever as regras da economia americana e, por acréscimo, do mundo, de modo a que esta funcione melhor – não apenas para os mais ricos, mas para todos.

A Economia Mais Forte do Mundo revela-se, assim, um livro indispensável, escrito num momento decisivo da política norte-americana e publicado agora em Portugal, numa altura em que é mais necessário do que nunca pensarmos e repensarmos as regras por que se rege o mundo económico e o nosso dia a dia. Com uma linguagem acessível, é uma leitura adequada tanto a estudantes universitários como ao público em geral.

Stiglitz recebeu o Prémio Nobel da Economia em 2011 pelo seu trabalho de análise de mercados com informação assimétrica e, em 2007, foi um dos coautores do relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, o que valeu a esta entidade o Prémio Nobel da Paz. Em 2011, a revista Time considerou-o uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.