terça-feira, 26 de setembro de 2017

The New Art Fest'17


The New Art Fest é um festival internacional anual de ‘new media’, e uma importante plataforma de criatividade artística e reflexão teórica associadas à tecnologia, à ciência e à sociedade. Nesta segunda edição, The New Art Fest conta com mais de 40 autores, incluindo artistas, oradores e coletivos, e foca a sua atenção num grande tema — Lisboa Cidade Aberta.

Lisboa Cidade Aberta é, ao mesmo tempo, uma exposição e uma reflexão sobre a profunda transformação tecnológica das cidades, estimulada pelo desenvolvimento e massificação das tecnologias de informação, representação e computação. Telefones e câmaras inteligentes, ‘locative media’, inteligência artificial, robótica e ‘post-internet art’, quer dizer, o que acontece na arte e na cultura em geral quando os mundos virtuais invadem a histórica realidade material, são algumas das referências que presidiram à programação do The New Art Fest.

Entre os artistas que participam nesta segunda edição destacam-se, desde já, os nomes de André Sier, Tiago Rorke, Maria Lopes, Nashin Mahtani, Leonel Moura, Dasha Battelle, Ken Rinaldo, Margarida Sardinha, Rita Burmester, Mariana Castro e Left Hand Rotation, bem como os coletivos Oficinas do Convento, Make in Little Lisbon, StressFM e Shhpuma.

Além das obras expostas, esta edição do The New Art Fest dará especial atenção aos coletivos e plataformas colaborativas de arte e tecnologia, e ainda a dois fenómenos novos com impactos relevantes na vida da capital: o novo turismo, alimentado pelas redes sociais e pelos novos meios tecnológicos, e o grande influxo de massa cinzenta criativa na cidade. Será ainda apresentado o primeiro protótipo de um projeto interdisciplinar chamado Segunda Cidade. O que é a Segunda Cidade? Segundo os seus autores, o futuro mapa cultural eletrónico da cidade de Lisboa.

The New Art Fest estará também presente no dia-a-dia da cidade através da plataforma digital interativa de última geração, TOMI, acessível nas ruas e estações de Metro da capital. Tal como na primeira edição, The New Art Fest voltará a estar presente na Web Summit, destacando-se desde já a participação da artista-antropóloga Maria Lopes no painel Arte e Cultura na Era Digital.