quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estreias de cinema de 28 de Setembro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Elis

Elis Regina Carvalho Costa, popularmente conhecida como Elis Regina, nasceu em Porto Alegre (Brasil), a 17 de Março de 1945. Uma das maiores representantes do género musical MPB (música popular brasileira), descolava-se da estética da Bossa Nova pelo uso da sua extensão vocal e dramatismo. Depois de quatro LP's gravados — “Viva a Brotolândia” (1961), “Poema de Amor” (1962), “Elis Regina” (1963), “O Bem do Amor” (1963) — a cantora foi a maior revelação do festival da TV Excelsior, em 1965, ao cantar "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Esse momento granjeou-lhe o convite para actuar na televisão nacional e, pouco depois, valeu-lhe o título de primeira estrela da canção popular brasileira. Ao longo da sua carreira, destacou-se também por cantar músicas de artistas, à época, pouco conhecidos, ajudando-os na promoção das suas obras junto ao público brasileiro. São disso exemplo Milton Nascimento, Ivan Lins, Belchior, Renato Teixeira, Aldir Blanc ou João Bosco. Elis morreu a 19 de Janeiro de 1982, com apenas 36 anos. Apesar da controvérsia, os exames provaram que se deveu a uma “overdose” de cocaína, embora, na altura, muitos acreditassem ter sido vítima da ditadura. A sua morte prematura chocou profundamente o seu país e o mundo.
Estreia na realização em cinema de Hugo Prata, um drama biográfico sobre uma das mais importantes artistas do Brasil. Com Andreia Horta como protagonista, o filme conta ainda com a participação de Caco Ciocler, Lúcio Mauro Filho, Júlio Andrade, Zé Carlos Machado, entre outros. 



Lego Ninjago - O Filme

Treinados por um sábio mestre ninja, os adolescentes Jay, Kai, Cole, Zane, Nya e Lloyd, têm como missão proteger a cidade de Ninjago de todo o tipo de criminosos. Mas o grande desafio será quando se virem obrigados a enfrentar o terrível Garmadon, um perigoso e egocêntrico vilão que, por infelicidade, é também o verdadeiro pai de Llyod. No entanto, para que isso seja possível, os seis companheiros terão de controlar os seus impulsos, manter-se unidos e seguir rigorosamente os conselhos do seu mentor…
Com realização de Charlie Bean, Paul Fisher e Bob Logan, “Lego Ninjago: O Filme” é a nova aventura animada baseada nos brinquedos de construção da LEGO – mais precisamente na linha Lego Ninjago. Na versão original, as vozes são de Dave Franco, Justin Theroux, Fred Armisen, Abii Jacobson, Kumail Nanjiani, Michael Peña, Zach Woods, Olivia Munn e Jackie Chan. Na versão dobrada em português são de Miguel Guilherme, Tomás Wallenstein, Luís Barros, Rodrigo Paganelli, Marta Peneda, Francisco Rebelo de Andrade e Xana Toc Toc, entre outros.



Era Uma Vez Em Los Angeles

Steve Ford, um detective privado a atravessar uma crise pessoal, descobre que o seu cão, Buddy, foi raptado por um bando de criminosos. Decidido a resgatar o animal, percorre a cidade de Los Angeles em busca de pistas até finalmente encontrar os responsáveis. Mas Spyder, o perigoso chefe dos traficantes, impõe-lhe uma condição: em troca do cachorro, Steve tem de executar alguns trabalhos menos lícitos. Apesar de inicialmente renitente em aceitar a proposta, para poder salvar o seu amigo de quatro patas, Steve vê-se obrigado a cumprir as ordens de um modo (mais ou menos) escrupuloso…
Com Bruce Willis, John Goodman, Jason Momoa e Emily Robinson nos papéis principais, uma comédia de acção que marca a estreia na realização do argumentista Mark Cullen que se responsabiliza também pelo argumento, em parceria com o seu irmão Robb.