terça-feira, 12 de setembro de 2017

Canon EOS 5D Mark IV


Chegou nos últimos dias à redacção do "Cultura e Não Só" uma das melhores propostas da Canon. Durante os próximos dias vamos postar aqui várias imagens captadas com essa câmara fotográfica e falar um pouco das suas características técnicas sempre do ponto de vista do utilizador para não corrermos o risco de nos tornarmos maçudos.

O sensor CMOS de 30,4 megapixels garante imagens repletas de detalhes e com ruído reduzido, mesmo nas zonas mais luminosas e nas sombras mais escuras. Uma resolução mais fina significa que não perde nada, dando-lhe a liberdade para tirar a fotografia perfeita e reter toda a qualidade.

Os pixels do sensor Dual Pixel contam com uma construção de fotodíodos dupla. O design deste sensor permite que o sensor receba os sinais A e B do motivo e detete quaisquer diferenças de fase entre os dois sinais, permitindo que consigam a focagem como parte do sistema Dual Pixel AF. Ao captar a imagem, o sensor obtém as informações da imagem a partir dos sinais da imagem A e B combinados. Esta tecnologia possibilita a focagem e a captação da imagem com o mesmo sensor. 

Ao fotografar com Dual Pixel RAW, um único ficheiro RAW guarda duas imagens no mesmo ficheiro. Uma imagem é composta pelos dados de imagem combinados A+B e a outra inclui apenas os dados de imagem A. Isto significa que os ficheiros Dual Pixel RAW contêm a imagem normal e qualquer informação de paralaxe, que pode ser medida e as informações de distância do motivo extrapoladas. Uma vez que as imagens Dual Pixel RAW contêm, na verdade, duas imagens, têm o dobro do tamanho das imagens RAW normais. 

Ao utilizar o Dual Pixel RAW Optimizer no software Digital Photo Professional, os utilizadores podem utilizar os dados Dual Pixel registados com a imagem Dual Pixel RAW para realizarem micro ajustes à posição da nitidez máxima, utilizando as informações de profundidade incluídas no ficheiro.

Abaixo algumas imagens captadas com a câmara e sem qualquer tipo de edição.