segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crónicas - Política e Cultura


A Imprensa Nacional apresenta o livro Crónicas - Política e Cultura, de Eduardo Prado Coelho. Nesta obra estão contemplados alguns dos textos que demonstram a importância de pensar a política e a cultura, e de como ambas atravessaram a escrita de Eduardo Prado Coelho.   

As trinta e três crónicas que se encontram reunidas nesta obra valem por centenas de outros textos jornalísticos que acabaram por se tornar no meio de intervenção pública mais sistemático e visível de Eduardo Prado Coelho. 

Ao longo do percurso de leitura que é proposto, não necessariamente cronológico, evidencia-se a noção de que para Eduardo Prado Coelho a cultura é como um direito fundamental da vida humana, que desenvolve e potencia a possibilidade da informação, como motor da liberdade de escolha.  

Depois de Os Universos da Crítica, A Mecânica dos Fluidos, A Noite do Mundo e A Poesia Ensina a Cair, Crónicas - Política e Cultura é o mais recente livro da coleção «Biblioteca Eduardo Prado Coelho» com organização e notas de Margarida Lages. “Ler hoje os textos de Eduardo Prado Coelho torna-se uma obrigação para pensar a política cultural, para entender que só se pode intervir numa realidade que se conhece”, pode ler-se na Nota Introdutória, assinada por Margarida Lages. 

Professor, ensaísta e escritor, Eduardo Prado Coelho (1944-2007) foi colaborador do Público desde o primeiro número, onde manteve nos últimos dez anos de vida uma coluna de crónicas diárias: O Fio do Horizonte.  Ganhou vários prémios literários, incluindo o “Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores”. Foi membro da administração de várias entidades como o Cultural de Belém, do Conselho Superior do Cinema, entre outros.