quarta-feira, 17 de julho de 2019

Documentário Ice On Fire



Ice On Fire é um documentário que chama a atenção para muitas soluções inéditas, destinadas a desacelerar a crescente crise ambiental. Indo além da actual narrativa sobre mudanças climáticas, oferece uma perspectiva do que podemos fazer para travar o aquecimento global e os seus efeitos.

O debate conta com a presença de três oradores distintos, empenhados na temática das alterações climáticas: um gestor, um cientista e uma jovem activista.


António Mexia, CEO da EDP
Gonçalo Vieira, Professor no IGOT - Universidade de Lisboa e Coordenador do Programa Polar Português
Francisca Salema, Estudante do ensino secundário, Organizadora da Greve Climática Estudantil
Com moderação de João Wengorovius Meneses, Secretário Geral do BCSD Portugal


Ainda sobre o documentário:
Produzido pelo vencedor do ÓSCAR®, Leonardo DiCaprio, George DiCaprio e Mathew Schmid, e realizado por Leila Conners, estreou mundialmente no Festival de Cannes de 2019, enquanto Selecção Oficial do Festival, no dia 22 de maio, Em Portugal estreou a 12 de Junho, em exclusivo, na HBO Portugal.



“Eu e os meus colegas fizemos o Ice On Fire para dar voz aos cientistas e investigadores que trabalham todos os dias incansavelmente, nas linhas da frente das alterações climáticas”, diz o produtor e narrador Leonardo DiCaprio. “Queríamos fazer um documentário que retratasse a beleza do nosso planeta, enquanto damos voz a soluções muito necessárias em energias renováveis e isolamento de carbono. Este documentário mostra o que está em jogo, se continuarmos passivos e como, com a ajuda de cientistas dedicados, todos podemos actuar. Espero que o público se sinta inspirado a tomar medidas para proteger o nosso lindo planeta”.

Ice On Fire foi filmado um pouco por todo o mundo, desde a Noruega ao Alasca, da Islândia ao Colorado, da Suíça à Costa Rica e a Connecticut. O documentário destaca os relatos em primeira mão de pessoas na vanguarda da crise climática, com o cunho de cientistas, agricultores, inovadores e outros.

Enfatiza a importância de uma abordagem dupla e imediata para reverter esta crise: por um lado, reduzir as emissões de carbono através de fontes tradicionais de energia renovável e novas, como a energia das marés; por outro, implementar medidas de redução, concentradas em métodos de extracção e isolamento de carbono, incluindo a captura directa de ar, aquacultura, quintas urbanas, biocarvão, neve marinha, folhas biónicas entre outros.

Ice On Fire comprova que, embora os riscos e a urgência de hoje possam ser maiores do que nunca, também há maiores oportunidades para soluções inovadoras, oferecendo uma perspectiva realista, mas esperançosa, sobre uma questão global chave que exige a nossa atenção.