quarta-feira, 31 de julho de 2019

Waters (Pa Nu Poi Koraji) do projecto Prétu



Waters (Pa Nu Poi Koraji) é o primeiro single de Prétu e será lançado nos próximo dias. A música tem a participação do Lowrasta e o vídeo é dirigido por Chullage e Miguel de Almeida (MDA Colors).
PRÉTU é um projeto onde Chullage decidiu juntar o seu próprio universo sónico ao universo mais escuro das suas letras. O resultado é a justaposição e transformação das suas origens e referências africanas, com as suas influências electrónicas para expressar o seu pensamento sobre o colonialismo o pan-africanismo e o contexto político de África e da sua diáspora.

Ao contrário do que aconteceu nos álbuns em que assinou Chullage, aqui ele produz a sua música, a partir de um universo de samples que sempre tiveram ressonância em si ou que fazem parte das suas memórias de infância. O single Waters (Pa Nu Poi Koraji) evoca uma reflexão sobre o racismo presente que penetra em todas as coisas em estados diferentes, como a agua. O vídeo é a ilustração encenada  da exploração e genocídio do corpo negro. Ao mesmo tempo, e à medida que progride, coloca o negro como sujeito da sua história. Waters sincroniza cenas do passado com cenas do presente, colocando a actualidade da exploração e descarte do corpo negro em oposição aos discursos pós-raciais. Há, neste single, a clara intenção de cruzamento das artes visuais, vídeo, teatro e música na construção de uma outra estética politica.  



Entrelaço de mensagem lírica (“mudaram os tempos, mudaram as leis, de certa forma ainda estou nessa roça”) e frases imagéticas como “black lives matter”, sintonizam indivíduos no anseio da libertação. Em Waters é possível identificar referências do movimento, do teatro imagem e físico, do alto contraste. Tudo isso num jogo de imagens entre o presente e do passado. 
O movimento dos sujeitos do vídeo é a metáfora dos movimentos de libertação que, por sua vez, evoluem do desejo, para a ideia para a para a acção de luta. O vídeo foi lançado em conjunto com o site www.chullage.org onde está disponível para visualização e comercialização. 

Um lançamento TchadaElektro e Hangar Music, em breve.