sexta-feira, 26 de julho de 2019

Reguengos Wine & Blues com concerto de Animals & Friends



A banda sonora da terceira edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues é composta pela banda inglesa Animals & Friends, que surgiu dos lendários The Animals e integra dois membros da formação da década de 1960, pelos portugueses Delta Blues Riders, pelos espanhóis Guitar Not So Slim e pelos italianos T-Roosters. O Reguengos Wine & Blues tem entrada gratuita e decorre nos dias 14 e 15 de Agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

O festival está integrado na ExpoReg – 27ª Exposição de Actividades Económicas, é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz e produzido pela Trovas Soltas. Neste evento alia-se o Blues ao vinho num concelho que registou a marca Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal e tem 11 empresas que anualmente produzem mais de 25 milhões de litros de vinho.

A primeira noite do Reguengos Wine & Blues vai abrir às 22h com a banda portuguesa Delta Blues Riders. Provenientes do Porto, este grupo composto por Paulo Veloso (voz, piano, hammond, guitarra, dobro e harmónica), Jorge Loura (guitarra), António Ferro (baixo) e Miguel Pardal (bateria) apresenta um reportório em que reinventa as sonoridades que originaram o Blues. Esta banda foi a vencedora do Portuguese Blues Challenge 2018 e representou Portugal no European Blues Challenge 2019, que este ano decorreu nos Açores.



O segundo concerto inicia-se às 23h30 e terá em palco a banda espanhola Guitar Not So Slim. Esta banda de Cáceres é liderada pelo canadiano Troy Nahumko (guitarra e voz) e na sua formação estão também os espanhóis Moi Martin (baixo e voz), José Luis Naranjo (harmónica) e Lalo Gonzalez (bateria).

O grupo formou-se há cerca de uma década e o nome da banda inspira-se num guitarrista da década de 1950, chamado Guitar Slim. Em palco apresentam Blues alegres com influências desde o Mississipi até Chicago e que vão apelar à dança dos festivaleiros.

A segunda noite do Reguengos Wine & Blues abre às 22h com o duo italiano T- Roosters, composto por Tiziano “Rooster” Galli (guitarra e voz) e Marco Simoncelli (harpa de Blues). O seu reportório inclui músicas das origens do Blues, mas também novas sonoridades do swing, rock’n’roll e boogie woogie, assim como alguns temas compostos pelos T-Roosters.

Em 2012 gravaram o primeiro álbum, intitulado “No Monkey but the Blues”, seguiu-se “Dirty Again”, em 2015, e “Another Blues to Shout”, em 2017. Em 2016 chegaram à semifinal do International Blues Challenge, concurso realizado em Memphis, nos Estados Unidos da América, ficando assim nas 20 melhores bandas das 150 que participaram de todo o mundo.



A fechar o terceiro festival internacional Reguengos Wine & Blues, às 23h30, sobe ao palco a banda inglesa Animals & Friends, que teve origem nos The Animals. A banda mantém os membros originais John Steel (bateria) e Mickey Gallagher (voz e teclado) que tocou com Paul McCartney, The Clash e The Blockheads, ficando composta com Danny Handley (voz e guitarra) e Roberto Ruiz (voz e viola baixo).

No único concerto que a banda tem agendado em Portugal, em Reguengos de Monsaraz vão tocar os grandes êxitos dos The Animals, como “House of the Rising Sun”, “Don’t Let Me Be Misunderstood”, “Bring It On Home”, “I Put A Spell On You”, “Night and Day”, “We Gotta Get Out Of This Place” e “Don’t Bring Me Down”. Até Abril do próximo ano, a digressão da banda Animals and Friends inclui cerca de 50 concertos na Dinamarca, Itália, Holanda, Polónia, Reino Unido, França, Bélgica, Finlândia, Suécia, Alemanha e Austrália. Os The Animals surgiram no início da década de 1960, tocaram no histórico Festival de Monterrey em 1967, que decorreu na Califórnia (Estados Unidos da América) e teve concertos, entre muitos outros, de Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix.