quinta-feira, 25 de julho de 2019

Assinala-se este mês o 99º aniversário da voz do Fado


Amália Rodrigues é sinónimo de Fado e de Portugal. Mas Amália é bem mais do que isso. É uma artista inteligente e versátil, intérprete e poeta, actriz e sedutora, diva e eterna.

Amália nasceu no coração de Lisboa em Julho de 1920. A figura maior do Fado e ícone da cultura portuguesa comemoraria este ano o 99º aniversário.

"A minha avó dizia-me que eu nasci com as cerejas. Registaram-me a 23 de Julho. Mas, ao certo, ao certo, não sei o dia em que nasci. Cá por mim, optei pelo dia 1 de Julho, que é logo o princípio do mês", contava Amália da Piedade Rodrigues à jornalista Maria Augusta Silva em 1985.
(Revista do DN, 25 de Agosto de 1985).

«A primeira vez que se apresentou usava um vestido às riscas; a pose era contida, com a cabeça inclinada para trás e os olhos fechados. Tudo se passava, como sempre se passou, dentro dela.», escreveu Anabela Mota Ribeiro.

Do palco da Severa, partiu à conquista de geografias distantes, quebrando barreiras linguísticas e culturais. O sentimento que Amália imprimiu no Fado é tão único e distinto quanto a palavra "saudade", e continua a emocionar artistas nacionais e internacionais, de David Byrne a Björk.

Assinalando o mês de aniversário de Amália Rodrigues, a Valentim de Carvalho lança um canal de YouTube que acompanha as recentes edições remasterizadas – que incluem gravações inéditas, ensaios, takes alternativos, raridades – e os fados mais emblemáticos.

Um importante complemento à sua discografia que está já disponível em Spotify, Apple Music, Soundcloud e demais serviços de streaming, que pretende garantir que todos possam desfrutar do legado de Amália com a merecida qualidade sonora.

Link para o canal de Youtube Rodrigues: