quarta-feira, 17 de julho de 2019

‘Nesta Casa Mora o Dragão’ leva o Museu FC Porto a Alfândega da Fé


A partir do dia 25 de Julho, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues recebe uma exposição de objetos, fotografias e outros exclusivos saídos das coleções azuis e brancas. Com entrada livre e para todas as idades, o evento prolonga-se até setembro.

A caminhar para o sexto ano de atividade, o Museu FC Porto continua a levar história para fora de portas, aproximando ainda mais a memória e património portista e portuense dos diversos públicos. Desta vez, a iniciativa ‘Nesta Casa Mora o Dragão’ visita Alfândega da Fé, em pleno coração do nordeste transmontano, inaugurando no dia 25 de Julho, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, uma exposição de objetos, fotografias e muitas outras curiosidades com vistas para o passado azul e branco.
Com entrada livre, o evento prolonga-se até final de Setembro e resulta de uma parceria do Museu com a Casa do FC Porto e a Câmara Municipal de Alfândega da Fé. ‘Nesta Casa Mora o Dragão’ também é uma exposição realizada no âmbito da área temática ‘28.’ do Museu FC Porto, um projeto que partilha ainda mais história dentro ou fora do museu portista. Em 2017, a mesma iniciativa, que descentraliza a partilha da história abraçando o universo de filiais e delegações do FC Porto, foi um êxito no Museu Municipal Carmen Miranda, na cidade de Marco de Canaveses. 
Em Alfândega da Fé, além de objetos e outros exclusivos saídos das coleções do Museu FC Porto, a mostra contempla uma seleção de trabalhos de repórteres-fotográficos que acompanharam o quotidiano portista e portuense ao longo das últimas décadas do século passado. A Casa do FC Porto local também vai participar com peças da sua própria coleção e, além disso, a exposição lança ainda um olhar para a relação do escultor José Rodrigues e do arquitecto Alcino Soutinho (projetou a Casa da Cultura alfandeguense) com a memória e o património do clube. A inauguração tem lugar às 15.30 horas do dia 25 de Julho e o programa da cerimónia inclui uma visita à sede da delegação portista.  

“Nesta Casa Mora o Dragão” - Exposição Temporária 
Idades: Todas
Horários: segunda a sexta - 09H00-18H00; sábado e domingo - 10H00-18H00 
Preço: Entrada livre
Local: Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, Alfândega da Fé.