quarta-feira, 10 de julho de 2019

A Fera Tem de Morrer



A Fera Tem de Morrer é um dos mais famosos livros de Nicholas Blake.

A Livros do Brasil publicou, na colecção Vampiro, A Fera Tem de Morrer, o famoso e intrigante policial de Nicholas Blake, pseudónimo do poeta irlandês Cecil Day-Lewis. Várias vezes adaptado ao cinema e com adaptação para televisão a decorrer, pela BBC, este é considerado um livro fundamental na história da literatura de mistério, tendo sido escolhido por Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares para estrear a sua própria colecção de policiais na Argentina, em 1945.

Em A Fera Tem de Morrer, o filho do afamado escritor de policiais Frank Cairnes, o pequeno Martie, é atropelado por um condutor que se põe em fuga. A partir desse momento, Cairnes decide: «Vou matar um homem. Não sei o seu nome, não sei onde vive, não tenho ideia de com quem ele se parece. Mas vou descobri-lo e matá-lo...» Até que George Rattery, o infeliz condutor, aparece morto. 

Afigurando-se o principal suspeito, Cairnes insiste então que está a ser vítima de uma conspiração e um seu velho amigo decide chamar o detetive privado Nigel Strangeways para ajudar na investigação. Terão os planos de Frank Cairnes sido apenas expressão de pesar? Que segredos esconde a família Rattery? O carismático Strangeways, ajudado pela sua perspicaz mulher, Georgia, e pelo sempre rigoroso inspetor Blount, terá pela frente um enredo diabólico para desvendar.