quarta-feira, 10 de julho de 2019

I Love you, Now Die na HBO Portugal



Realizado por Erin Lee Carr (“At the Heart of Gold: Inside the USA Gymnastics Scandal” e “Mommy Dead and Dearest” da HBO), a primeira parte de I Love you, Now Die, estreia dia 10 de Julho, seguida da segunda parte, a 11 de Julho, em exclusivo, na HBO Portugal.

Em Julho de 2014, Conrad Roy, de 18 anos, suicidou-se dentro do carro, num parque de estacionamento em Fairhaven, Massachusetts. Quase de imediato, a polícia descobriu uma série de mensagens de texto alarmantes, enviadas pela namorada, Michelle Carter, de 17 anos, que parecia encorajá-lo a matar-se. Esta descoberta provocou manchetes sensacionalistas por todo o país, levando a um julgamento que levantou questões difíceis sobre a tecnologia, os meios de comunicação social e a saúde mental, ao mesmo tempo que era questionada a possibilidade de uma pessoa ser responsabilizada pelo suicídio de outra.

Em 2012, os adolescentes Michelle Carter e Conrad Roy apaixonaram-se. Viviam a horas de distância e encontraram-se pessoalmente não mais do que cinco vezes, mas trocaram milhares de mensagens de texto durante dois anos. Depois de Conrad ter sido encontrado morto no carro, em Julho de 2014, o que parecia ser um caso padrão de suicídio por intoxicação de monóxido de carbono ganhou um rumo chocante quando os investigadores descobriram mensagens de texto alarmantes no telefone de Conrad. Michelle, com 17 anos na altura, terá incentivado Conrad a suicidar-se, mesmo depois dele ter pensado duas vezes e ter saído do seu carro.

I Love you, Now Die explora a complicada relação entre Michelle e Conrad, com base em algumas das milhares de mensagens de texto que trocaram ao longo de dois anos para reconstituir o namoro deles e as suas trágicas consequências. Com acesso sem precedentes às famílias, amigos e comunidades, que foram afectados para sempre por este caso incomum, o documentário explora a natureza mutável do sistema de justiça actual, seguindo uma história que tem implicações mais amplas para a sociedade em geral, tanto online como na vida real. Um olhar completo sobre uma história bizarra, resultado de uma convergência mortal de doença mental, solidão e tecnologia.

Em Julho de 2017, Michelle Carter foi acusada de homicídio involuntário pelo suicídio de Conrad. Em Agosto de 2017, foi considerada culpada e começou a cumprir a pena de prisão de 15 meses, em Fevereiro de 2019, após um recurso sem sucesso.

I Love you, Now Die inclui imagens do julgamento de Michelle Carter, onde os produtores tinham a única câmara permitida no tribunal e forneciam uma câmara de vigilância e gravação de vídeo projectados de forma a melhorar a segurança para este caso histórico. O documentário apresenta ainda entrevistas com pessoas chave da história, incluindo: a família direta de Conrad Roy; Joseph Cataldo, o advogado de defesa de Michelle Carter; Dr. Peter Breggin, especialista em defesa; detetives policiais; e jornalistas que fizeram uma cobertura extensiva do caso.

O documentário estreou no Festival de Cinema South by Southwest deste ano.

I Love you, Now Die é realizado e produzido por Erin Lee Carr; com produção de Andrew Rossi; co-produção de Alison Byrne; música original de Ian Hultquist; direção de fotografia por Bryan Sarkinen; edição por Andrew Coffman; produção executiva de Sheila Nevins; produção sénior por Sara Bernstein