terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco


Parasitas

Do latim parasītus, um parasita é um organismo que vive às custas de outra espécie. O parasita, que pode ser animal ou vegetal, alimenta-se do outro organismo, debilitando-o mas sem chegar necessariamente a matá-lo.
A interacção biológica que envolve os parasitas recebe o nome de parasitismo. A espécie que aloja o parasita é o hospedeiro e sofre uma depauperação da sua capacidade de reprodução sob a acção do outro organismo que, por sua vez, consegue melhorar as suas próprias condições e a sua capacidade de sobrevivência.
Portanto, pode-se dizer que os parasitas beneficiam da associação que estabelecem com o outro organismo, ao passo que este se vê prejudicado pelo tipo de interacção.
Em alguns casos, os próprios parasitas podem converter-se em hospedeiro de uma terceira espécie, que se conhece como hiperparasita. Deste modo, produz-se uma cadeia onde o hiperparasita vive às custas do parasita, e o parasita faz o mesmo com o seu hospedeiro.
Quando existe uma doença ou afeção causada por parasitas, dá-se o nome de Parasitose. A Parasitose mais habitual no ser humano acontece no nosso Intestino.
Os parasitas intestinais incluem diversos tipos de micro-organismos. A principal forma de contaminação é a via fecal-oral a partir da água ou alimentos contaminados.
A sua prevalência é variável consoante a zona geográfica e depende das condições sanitárias e climatéricas. São mais comuns na África subsaariana, seguida da Ásia e América Latina.
Trata-se de um conjunto de doenças muito comuns em todo o planeta. A Organização Mundial de Saúde estima em cerca de 3,5 biliões o número de pessoas afetadas por parasitas intestinais, das quais 450 milhões são crianças.
Em termos mundiais, os parasitas mais frequentes são os do grupo dos helmintas nemátodes.

Existem poucos dados relativos à prevalência destas infeções em Portugal. Alguns estudos do final da década de 80 e início de 90 sugeriam uma diminuição do número de casos, relacionada com a melhoria das condições de higiene e sanitárias. Estudos mais recentes continuam a mostrar uma importante redução da prevalência das parasitoses intestinais.

Com base nestes dados podemos estimar que em Portugal a taxa de parasitismo intestinal é baixa. Na próxima semana continuarei a escrever acerca de Parasitas, suas causas e sintomas. Cuide si. Cuide da sua saúde. O saber nunca ocupa lugar.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.