segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

"Desterro" estreia no Festival Internacional de Roterdão



Desterro, a primeira longa-metragem de ficção da realizadora brasileira Maria Clara Escobar, vai ter a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza de 22 de Janeiro a 2 de Fevereiro, na secção Tiger Competition. Esta é a principal secção competitiva deste festival holandês, que na edição de 2020, é composta por um total de 8 longas-metragens.

O filme, co-produzido pela Terratreme, Filmes de Abril (Brasil) e Fruta Cine (Argentina) questiona a representação da ideia de família na sociedade contemporânea. É uma longa-metragem no feminino sobre a vida e as várias vidas, onde a poesia motivou o guião.

Estamos vivendo num mundo em que pessoas que nunca conseguiram se dizer ou se representar vão começando a conquistar esse lugar e, nesse momento, sinto necessidade de desconstruir o status quo da ideia de normalidade, do casal branco hetero intelectualizado. Vejo um desejo do filme de olhar justamente para essa repetição, para essa classe média que faz a manutenção de algo decadente, cujo desejo é não falar sobre isso e não questionar para não perder seu chão que foi conquistado por gerações e gerações anteriores de pessoas que mantiveram o status quo., afirma a jovem realizadora.

Desterro vai estrear nas salas de cinema portuguesas em 2020, numa data a anunciar brevemente.

Além de Desterro, a produtora Terratreme vai apresentar na secção Bright Future do Festival de Roterdão Suzanne Daveau, o mais recente filme de Luísa Homem.