terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco



Hoje é o último dia do ano de 2019. Como tal, nos últimos dias, muitas pessoas fazem balanços de como foi a vida durante este ano, se fizeram as escolhas mais acertadas, pensam no que foi mais positivo e mais negativo, fazem listas de desejos e de objectivos para o ano que aí vem, entre outros. 

De entre todos os balanços que se fazem, deve pensar-se acima de tudo, individualmente, se nos sentimos bem connosco próprios, se pensamos ter tomado as decisões necessárias em cada situação, no sentido de nos angustiarmos o menos possível, de nos sentirmos felizes, que o nosso bem-estar seja o mais pleno possível. Se, por vezes, pensamos que profissionalmente ou sentimentalmente erramos, se calhar poderá ser porque a nossa Saúde Mental está afectada, o que se traduz em sofrimento mental, muitas vezes não nos dando conta disso. O que é, então isto, a que se dá o nome: Saúde Mental?

A saúde mental faz parte da definição de saúde e é inerente a qualquer pessoa que deseje ter saúde. Não separamos a saúde do corpo e da mente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014) “a saúde mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de Bem-Estar em que cada indivíduo realiza seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade”.

O que é, então, o bem-estar?
Bem-estar pode ser definido como um estado físico, social e mental positivo. Bem estar psicológico inclui factores como a capacidade de desenvolver o seu potencial, trabalhar com produtividade e criatividade, construir relações fortes e positivas com outros e contribuir para a sua comunidade. Inclui também sentimentos de satisfação, optimismo, auto-estima e de viver com significado.

Portanto, atingir o estado pleno de bem-estar, de modo a que a nossa saúde não fique prejudicada não é fácil e para isso ser possível é necessário conseguirmos controlar um conjunto de factores e de situações que nem sempre conseguimos da melhor forma. De vez em quando, poderemos não alcançar as metas que traçamos, poderemos não lidar bem com consequências negativas de actos que realizamos ou de situações que outras pessoas levam a cabo para connosco, poderemos reunir sinais e sintomas que não compreendemos e que pensamos ser diferente, entre muitos outros exemplos. 

Quando alguma destas situações se torna recorrente, de modo a que afecta o nosso bem-estar, poderemos estar perante um problema ou uma situação de sofrimento.

Todas as formas de sofrimento pessoal podem traduzir um problema a necessitar de avaliação e tratamento.

Os problemas de saúde mental podem incluir alterações do pensamento, do humor, da energia e/ou do comportamento, traduzindo-se em sinais e sintomas. Quando adquirem intensidade severa ou persistem no tempo, aliadas ao sofrimento e/ou disfunção, podem ser diagnosticadas como uma perturbação mental. Nestas incluem-se as perturbações de ansiedade, do humor (depressão, perturbação bipolar), perturbação obsessivo-compulsiva, as psicoses, a esquizofrenia, entre outras.

Ao longo do tempo irei partilhar alguma informação acerca do que é importante para mantermos a nossa saúde mental e das diferentes perturbações mentais existentes.

Até lá, cuide sempre da sua saúde. Boas entradas em 2020. Um ano cheio de Saúde e Realizações para todos.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.