quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Doces do Ofício de regresso ao 24Kitchen



O chef pasteleiro Francisco Moreira regressa com uma nova fornada de episódios, com temas dedicados às estações do ano, sabores da infância, especiarias e chás, entre muitos outros.

Lista de episódios:

Citrinos
Pelo sabor e pela frescura que emprestam a qualquer sobremesa, o Francisco traz hoje citrinos comuns em três receitas únicas. Para começar, fará uma torta de laranja com textura semelhante à de pudim, enrolada em camadas finas. Segue-se a tarte com creme de toranja e nozes macadâmia crocantes, a animar o festim de sabores. Para o fim, há uma deliciosa coroa de lima e limão, feita com aqueles ingredientes que se tem sempre em casa.

Chocolates
O Francisco tem no chocolate um dos seus ingredientes de eleição. Hoje, o chef traz três receitas em que o chocolate... é protagonista. Vai preparar um bolo Basco com creme de chocolate negro e compota de ananás num delicioso contraste de sabores. Uma espuma leve de chocolate de leite acompanhada por favas de cacau crocantes e gomos de tangerina... E ainda uma pannacotta de chocolate branco e framboesas frescas com telha de sésamo bem estaladiça.

Mousses
Quem não gosta de uma boa mousse? Hoje, o Francisco não tem uma, mas três... e bastante especiais. Mousse gelada de chocolate para comer à mão... com ginjas e cobertura crocante de chocolate. Mousse de aveia, delicadamente envolvida em natas e acompanhada por um cremoso puré de papaia. E mousse leve com sabor a poncha, pousada num doce biscoito à base de melaço.

Países
Não é preciso procurar muito para descobrir sobremesas incríveis, nos quatro cantos do mundo. O Francisco sugere três: Da Áustria, o Sachertorte: um bolo húmido, com camadas de compota de alperce e ganache de chocolate. Do Brasil, a simplicidade do tradicional Quindim... com todo o seu sabor a côco. E da Bélgica, a Speculoos: uma bolacha típica, crocante e rica em especiarias.

Sem Glúten
Por doença celíaca ou intolerância, há quem procure evitar o glúten. O Francisco sugere três boas opções sem glúten, mas com todo o sabor: com arroz, millet e milho tufados, fará a base de mini tartes crocantes, recheadas com um cremoso de mascarpone. Com farinha de amêndoa e cacau em pó, há bolo de chocolate aromatizado por especiarias e pêras. Para o fim, o chef propõe um original creme brullé de baunilha com a textura de chantilly.



Estações do Ano
Há sobremesas que sabem melhor em determinadas estações do ano. O Francisco fez uma seleção para os dias quentes, frios e assim-assim: para a primavera, sugere chantilly com flor de laranjeira a acompanhar mirtilos em calda e sésamo crocante. No verão, nada como uma mousse de lúcia-lima, com morangos macerados e um granizado refrescante. O outono e o inverno pedem forno, por isso o chef propõe um bolo de café generosamente recheado com compota de abóbora.

Vegan
A pensar em quem segue uma alimentação sem produtos de origem animal, mas também em quem gosta de testar novas combinações, eis três propostas vegan: Sem leite, manteiga ou ovos, o Francisco sugere um arroz doce cremoso, polvilhado com avelãs torradas. Segue-se ananás assado no forno com tequila, a acompanhar um guloso gelado de banana com manteiga de amendoim...E bolo de cenoura, com sultanas e especiarias, em bolacha de sementes de abóbora.

Iogurte
O iogurte vai bem com quase tudo. É um ingrediente super versátil, que o Francisco gosta muito de usar na pastelaria. Fará o tradicional bolo de iogurte, mas nesta versão usa azeite e framboesas frescas. Menos comum é o falso cheesecake feito com skyr, refrescado com a acidez das amoras. Por último, há tarte merengada com um original gelado de iogurte de cabra.

Infância
As crianças gostam de doces, e por isso hoje o Francisco dedica-lhes três receitas: quadrados marmoreados com cobertura de chocolate e avelã...Tacos caseiros generosamente recheados com creme de iogurte grego, frutos vermelhos e frutos secos. E, igualmente gulosos, pãezinhos de chocolate, tão simples quanto irresistíveis.



Long Shelf Life
Se gosta de ter um doce sempre pronto a comer, fique com estas três receitas do Francisco, que têm um longo prazo de validade. Gianduja, que resulta em suaves bombons caseiros de chocolate e pasta de avelãs caramelizadas. Chips de suspiro com fruta liofilizada – feitos a partir de placas de merengue, que depois partimos em pedaços irregulares. E crepes enrolados com creme de chocolate e amendoim, sempre prontos a ir do congelador para a frigideira, onde o chocolate recupera toda a sua cremosidade.

Brioches
O Francisco é fã assumido de brioche por ser muito leve e ter um sabor guloso. Para mostrar a  versatilidade desta massa, propõe: Brioche de cortar à fatia... muito simples, super fofo e doce o quanto baste. Com a mesma massa, vou fazer rolos de canela, enriquecidos com sultanas e nozes... E ainda croissants macios, generosamente recheados com doce de ovos.

Queijos
O queijo confere uma textura muito característica às sobremesas. Dá-lhes cremosidade extra... Para o comprovar, o Francisco vai preparar: Queijadas de requeijão com canela, que se desfazem na boca. Cheesecake de forno com a doçura do pêssego paraguaio e toda a cremosidade do queijo creme...E ainda bolachas doces, salgadas e picantes, feitas com parmesão e geleia de goiaba.

Combinações Improváveis
Há combinações improváveis - que se estranham à primeira vista - mas que resultam em sobremesas super originais. Hoje, o Francisco fará: Rolos de alfarroba barrados, no interior, com caramelo de soja e decorados com creme leve de avelã. Tarte fina de maçã e funcho, muito delicada no sabor e na aparência. E ainda um original bolo de amêndoa e azeitona negra com creme de morango.

Sobremesas de Carreira
Há algumas sobremesas que marcaram a carreira do Francisco e que por isso ele guardará sempre com carinho. Estas estão no top 3: Pão-de-ló malcozido, fofo, delicado e húmido por dentro que o chef já fez mais de uma centena de vezes... A tarte de figos em mel com creme de folhas de figueira: doce e muito macia. E o semifrio de banana, chocolate e yuzu - uma sobremesa que o chef já levou a concurso e saiu vencedora.

Texturas Crocantes
A textura é um dos elementos mais preciosos em pastelaria. As três sobremesas que se seguem têm, em comum, a crocância. O Francisco sugere: Buttercrunch de chocolate negro e pedaços de amendoim torrado... bem fino e crocante. Pastéis recheados com maçã reineta e pinhões, feitos com massa filo estaladiça...E tarte com base de amêndoa e recheio de caramelo com amêndoa laminada.

Sobremesas Geladas
Na opinião do Francisco, as sobremesas geladas conseguem, com facilidade, agradar a todos. Além disso, costumam sair sempre bem. É o caso do parfaits de café com espuma de leite, para apreciadores de um bom cappuccino. Ou mesmo da mousse de stracciatella, feita com natas batidas, merengue e queijo mascarpone, e servida com generosas raspas de chocolate. E o nougatine gelado, banhado em chocolate derretido.

Ervas Aromáticas
As ervas aromáticas são muito utilizadas em salgados, mas pouco habituais nas sobremesas. Para reverter essa tendência, o Francisco vai usar: Manjericão, para fazer uma pannacotta macia a servir com kiwi marinado. Poejo, para aromatizar a mousse gelada que será recheio de uma sandwich de bolacha, de tamanho familiar. E coentros, para temperar uma refrescante salada de manga a acompanhar um flan da mesma fruta.

Sobremesas sem Açúcar Processado
Há cada vez mais opções alternativas ao açúcar refinado. Fique com estas três sugestões do chef Francisco: Scones aromatizados com canela, adoçados com batata-doce e sultanas. Tarte com base e creme leve de pipocas, adoçada apenas com mel de flores. E com xarope de agave, creme de baunilha com melão cantaloupe marinado e um refrescante granizado de menta.

Black & White
São opostos, contrastam, mas ficam muito bem juntos. O Francisco inspira-se no clássico preto e  branco, para preparar: Pudim de côco com crocante de sésamo, ambos num mil-folhas desconstruído. Bolo de cacau e ginjas generosamente barrado com natas cremosas... E ainda quinoa crocante, servida com creme branco de chá preto e geleia de amoras a terminar.

Estreia: Quarta-feira, dia 01 de Janeiro, a partir das 14h e às 21h00
Emissão: Segunda a sexta-feira às 21h00