quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Estreias de cinema de 26 de Dezembro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Cats

Em 1981, Andrew Lloyd Webber estreou "Cats", um musical de palco com todas as falas cantadas que se tornou um dos maiores e mais duradouros êxitos tanto da Broadway nova-iorquina quanto do West End londrino. Já de si uma adaptação livre de uma colecção de poemas de T.S. Eliot, "Cats" recebe agora uma versão cinematográfica pela mão de Tom Hooper ("O Discurso do Rei", "Os Miseráveis"), com argumento de Lee Hall, o responsável pelos guiões de "Billy Elliot" e "Rocketman".

A acção, que gira à volta de figuras como James Corden, Judi Dench, Jason Derulo, Idris Elba, Jennifer Hudson, Ian McKellen ou Taylor Swift transformadas, via efeitos computorizados, em gatos, passa-se ao longo de uma só noite no seio de uma tribo de gatos que têm de escolher um deles para ascender a uma das camadas ionosféricas. 


Correio de Alto Risco

Uma mensageira londrina é contratada para transportar um pacote. Na verdade, tal pacote contém uma bomba destinada a matar a única testemunha no julgamento contra um poderoso criminoso em prisão domiciliária em Nova Iorque. Só que a mensageira não é só uma mensageira: tem um passado em operações especiais militares, o que lhe permite salvar a vida da testemunha. Só que agora tem o criminoso no seu encalço.

Realizado por Zackary Adler, um filme de acção com Olga Kurylenko, Gary Oldman, Armit Shah, Alicia Agneson e Dermot Mulroney. 


Mr. Jones - A Verdade da Mentira

Em 1933, Gareth Jones, um jornalista galês que tinha entrevistado Adolf Hitler, foi até à Rússia e registou, contando ao mundo inteiro, a história da fome soviética de 1932 e 33 e do Holodomor, o genocídio de milhões de ucranianos através da privação de comida. Apesar de só ter autorização para ir até Moscovo, consegue escapulir-se e visitar a Ucrânia. 

A polaca Agnieszka Holland ("Europa Europa", "Olivier, Olivier") adapta ao grande ecrã a história de Jones, falecido em 1935. James Norton ocupa o papel principal, à frente de um elenco que inclui também Vanessa Kirby e Peter Sarsgaard.