terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O retrato fiel da vida profissional de Jorge Jesus


A conquista da Taça Libertadores e do Brasileirão ao serviço do Flamengo colocam Jorge Jesus no centro das atenções. A partir de uma análise rigorosa da sua carreira, num livro escrito por Rui Pedro Braz, vamos entender as razões por trás deste sucesso, as metodologias que o tornam tão diferente, os traços de personalidade que fazem do Mister um personagem ímpar no mundo do futebol. Jorge Jesus fará reverter os seus direitos de autor, na versão brasileira do livro, para a ala pediátrica do Instituto Nacional do Cancro daquele país.

A edição portuguesa de «Mister Jesus» chega às livrarias a 13 de Dezembro, poucos dias depois de ter sido editado no Brasil o livro com o mesmo título.

Dos confrontos táticos com treinadores como Sir Alex Ferguson, Simeone, Zidane, Ancelotti, Bénitez ou Deschamps, às estratégias para travar jogadores como Cristiano Ronaldo, Messi, Ronaldinho Gaúcho, Iniesta, Ibrahimovic ou Cavani. Os maiores palcos do futebol mundial não têm segredos para Jorge Jesus, mas para lá chegar teve de começar por baixo, nos campos pelados de clubes com modestas condições.

«Mister Jesus» é um livro de futebol, sim, mas é muito mais do que isso. É a história do menino que viu o seu avô falecer ao seu lado no mais longo jogo da história, mas também do jovem que decidiu ser jogador depois de adormecer com a cara num prato de sopa. É a história do futebolista que foi convidado para ser treinador quando ainda jogava, mas também do treinador que teve uma arma apontada à cabeça num treino. Em suma, é Jorge Jesus na sua essência. Um treinador inimitável, oriundo de um futebol que já não existe e dono de um conhecimento muito à frente do seu tempo.

Conhecedor profundo da carreira de Jorge Jesus, Rui Pedro Braz apresenta-nos nesta obra um trabalho de detalhe, baseado numa investigação e análise rigorosas dos 30 anos de carreira do técnico, 52 clássicos disputados em Portugal, 124 duelos internacionais, 1121 jogos como treinador profissional e inúmeras histórias de vida que traçam um perfil brutalmente honesto e nunca antes conhecido. Porque nenhum dos seus sucessos é obra do acaso.

Sobre o Autor

Rui Pedro Braz. Licenciado em Comunicação Social. Mestre em Comunicação e Liderança. MBA em Gestão do Desporto. Analista e comentador desportivo em Portugal há mais de 10 anos, protagoniza vários formatos televisivos líderes de audiências na TVI e na TVI24. Ao longo dos mais de 3000 programas em que participou, o trabalho de Jorge Jesus foi sempre um tema muito presente, quer pelos seus resultados na última década em Portugal, quer pela projeção que as suas equipas alcançaram nas competições europeias, no Médio Oriente e agora também na América do Sul. Conhecedor profundo da carreira do Mister, o autor apresenta-nos um trabalho de detalhe que permite entender as razões do seu sucesso no Brasil, um documento que, partindo da análise dos factos, mostra que nada neste Flamengo versão 2019 aconteceu por acaso. 

Sobre o biografado

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus. Nasceu no dia 24 de Julho de 1954, na Amadora. Jogou futebol profissional até aos 35 anos e quando terminou a carreira de jogador iniciou imediatamente a de treinador. Começou a treinar equipas de divisões inferiores e foi subindo a pulso até ao principal escalão do futebol português, onde os resultados em clubes de menor dimensão começaram a despertar a cobiça dos «grandes» de Portugal. Seria o Benfica a contratá-lo em 2009, numa operação que mudaria a face do futebol português na última década. De então para cá, o clube de Lisboa recuperou a hegemonia e superiorizou-se ao FC Porto na luta bicéfala que se mantém em Portugal de há décadas a esta parte. Passou ainda pelo Sporting e pelo futebol da Arábia Saudita antes de chegar ao Rio de Janeiro, onde é neste momento treinador do Flamengo, equipa sensação do futebol brasileiro e sul-americano.