segunda-feira, 6 de julho de 2020

Crónica Coaching - Nuno Reis


Fazer

Bem vindos a mais esta partilha. Hoje falamos sobre “fazer” e o que significa ter a mente orientada para o funcionamento integrado entre o que é pretendido e é alcançado.

O primeiro ponto é tomar a consciência de que o percurso é uma aventura e como herói da narrativa, vai viver momentos intensos de aventura, de perigo e de felicidade, onde vão acontecer testes e desafios, a todos os níveis, de modo a que passe as fases que vão originar que atinja o objectivo traçado. Recorde que começa sempre pelo primeiro capítulo e ao longo do livro, vai compreender a verdade por detrás do que quer e a razão que leva o herói a manter a prioridade no que é visto como a prioridade, tanto em valores morais como materiais. A força da personagem vai ter associado o passado, personificado em situações e pessoas, que marcam a forma de como decide e avança na história. 

A vida é semelhante e o “fazer” envolve a capacidade de saber decidir como é dado o próximo passo e de que forma é interpretado o que originou o estímulo de dar esse passo, de forma a que a mente mantenha a noção do que pretende alcançar, ao mesmo tempo que mantém o equilíbrio entre a emoção e a razão. A gestão de tempo, entre o descanso e a acção, vai estar associado à consciência de valor e de capacidade, capacitando a mente de aptidões que vão facilitar a implementação de todo o processo. A transição vai acontecer de forma natural e é orientada pelas decisões tomadas anteriormente e que no seu todo, originam a decisão em causa.

O “fazer” vai acontecer de forma natural, sendo que a qualidade de como é desenvolvido, está ligado ao que a mente pensa e assume de si mesma. Neste ponto é importante saber que o sentido da sua história (vida), está assente no que aceita ser o seu percurso, a sua pegada e a interpreta ser enquanto pessoa. O sentido de invalidação ou de validação, que dá a si mesmo(a) vai desempenhar um dos papeis mais importantes na narrativa, por ser um dos elementos centrais da estrutura com que entra no “fazer”.

A realidade que vê através dos seus olhos, está relacionada com o que ainda não resolveu no passado e com o que pretende que seja o seu futuro, sendo que esta relação vai estar presente nos momentos em que vai tomar a decisão de fazer algo ou alguma coisa. Significa que esta ligação vai ser a base com que vai acreditar ser impossível ou possível alcançar a meta traçada como prioritária e superar todos os desafios que estão associados a capítulos de desenvolvimento.

Recorde que o livro termina quando parar de escrever e isso significa que ou deixou de acreditar e por isso a inspiração e a vontade deixaram de fazer sentido ou que alcançou o objectivo principal e por isso chegou ao final de mais um livro da sua vida. 

O importante é saber que ao longo da sua vida vai escrever diversos livros, sendo que uns vão ficar como rascunhos, outros vão ser deixados de lado e outros vão ser finalizados, recorde apenas que os que estão por acabar, podem ser recuperados no futuro e que não simbolizam fracasso. Por outro lado os que estão aparentemente parados, podem ser libertados num livro único, tornando-os parte de uma nova e melhorada narrativa. Saber que a dinâmica da vida é composta por diversas narrativas e que estão todas relacionadas, vai permitir a maior compreensão mental e com isso, a maior abertura à aventura da vida na sua plenitude e a consciência de que ao decidires libertar o teu potencial e o teu talento na orientação que mais te favorece, assim vais conseguir ter acesso ao que idealizaste ser a tua história, o teu percurso e o teu legado, enquanto Herói ou Heroína.

Concluindo, recorde que a sua vida é o que pretender que ela seja e que ao tomar a consciência de que é possível, a sua mente vai aceitar que é capaz. 

Nuno Reis
nuno.reis@century21.pt


Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.