quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Assinado por Ana Jorge e Claudia Borges chegou o livro Tudo muda num instante


A velhice não tem de ser encarada como um momento menos feliz e menos saudável e, por isso, mal recebida. Aprende-se a envelhecer e a lidar com as doenças que chegam com a idade, defendem os autores do livro Tudo muda num instante, um manual para um envelhecimento activo, positivo e saudável.

Partindo da sua experiência pessoal e profissional, os autores deste livro, todos reconhecidos e especializados em cuidados e doenças relacionadas com a velhice, propõem um conjunto de boas práticas para encarar esta fase da vida com optimismo e energia, a nível físico e mental.

Além de apresentar várias soluções para evitar as angústias, os medos e a solidão próprios do processo de envelhecimento, o livro foca também o papel dos cuidadores, tantas vezes relegados para segundo plano, dos formadores, da família e da sociedade. 

Embora o passar do tempo possa acarretar algumas preocupações, é possível envelhecer com plenitude e alegria, e manter os nossos junto de nós até ao fim, acredita Ana Jorge, uma das autoras do livro. 

A esperança de vida, surpreendentemente «esticada» graças ao salto de melhorias do século XX, coloca-nos em linha com um novo envelhecimento, mas que tem de voltar a ser assumido como um processo natural, integrado numa sociedade cuidadora dos mais velhos, defende a ex-ministra da saúde.

Além de Ana Jorge, participam também nesta obra António Leuschner, médico psiquiatra e Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, Claudia Vieira Borges, consultora de comunicação e jornalista especializada em saúde, Helena Bárrios, médica, Júlio Veríssimo, enfermeiro especialista em reabilitação, e Manuel Caldas de Almeida, médico e professor convidado de Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.