quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sony RX1R II com sensor de imagem full-frame retroiluminado de 42,4 MP

A Sony apresentou o mais novo elemento da sua aclamada gama de câmaras compactas Cyber-shot RX, a RX1R II full-frame (modelo DSC-RX1RM2).

Juntando-se às câmaras originais RX1 e RX1R da família das câmaras full-frame mais pequenas do mundo, a nova RX1R II proporciona a mais alta qualidade de imagem de qualquer câmara compacta alguma vez produzida pela Sony. Tal deve-se, em grande parte, ao novo sensor de alta resolução da câmara, com 42,4 MP, aliado à sua grande abertura e à lente ZEISS Sonnar T* 35mm F2 com distância focal fixa, harmonizados para optimizarem o desempenho.

Adicionalmente, este novo modelo apresenta uma melhoria de 30% na velocidade de resposta da AF em comparação com os premiados modelos RX1 originais e está equipado com o primeiro filtro óptico passa-baixo variável do mundo, que pode ser regulado para "off" (desligado), "standard" ou "high" (alto), segundo as preferências do utilizador, com função bracketing do filtro passa-baixo disponível. Também possui um prático visor XGA OLED retráctil para captação ao nível dos olhos, implementado com alterações mínimas no volume total da estrutura relativamente aos seus antecessores.

A derradeira qualidade de imagem na palma da sua mão

A nova câmara RX1R II dispõe de um sensor CMOS Exmor R® full-frame retroiluminado de 35 mm com aproximadamente 42,4 megapíxeis efectivos, a par de um potente motor de processamento BIONZ X, para alcançar níveis superiores de resolução de imagem e sensibilidade (ISO 100-25600, expansível para 50 – 102400) com uma ampla gama dinâmica. A estrutura retroiluminada do sensor, com uma escala de circuito ampliada e um design da cablagem em cobre, proporciona uma velocidade de transmissão mais rápida e apresenta uma saída de dados aproximadamente 3,5 vezes mais rápida do que a RX1R original, assegurando um desempenho de alta velocidade.

Concebida especificamente para corresponder ao sensor de imagem, a lente ZEISS Sonnar T* 35mm F2 de grande abertura garante que todas as imagens captadas pela câmara são impressionantemente nítidas, desde o centro até aos cantos. A lente dispõe ainda de um anel de deslocamento Macro exclusivo para focar objectos a 14 cm de distância, à frente da lente, e possui nove lâminas de abertura que produzem uma desfocagem suave e uniforme do plano de fundo ou um efeito "bokeh" nas definições de abertura mais utilizadas.

Outra vantagem única da nova câmara é o design da sua lente fixa, que permite que o posicionamento do seu sensor e da lente seja ajustado com precisão para maximizar todas as vantagens da resolução extremamente elevada do sensor. Quanto mais próximos os dois componentes estiverem um do outro, mais amplo será o ângulo através do qual a luz consegue passar pela lente e alcançar directamente o sensor, resultando, assim, na criação de imagens ricas em pormenores e resolução. Ao contrário do obturador de plano focal comum às câmaras de lentes amovíveis, a RX1R II utiliza um obturador integrado na lente, permitindo uma velocidade de sincronização do flash de 1/2000 s. e uma significativa redução no volume total da estrutura.

A nova RX1R II oferece, ainda, a captação de imagens RAW de 14 bits descomprimidas, para maximizar as vantagens da ampla gama dinâmica do sensor de imagem, continuando a suportar o formato comprimido existente.

AF de alta velocidade para captar o momento decisivo

O modelo RX1R II é o primeiro da aclamada gama de câmaras compactas RX da Sony com capacidades de AF híbrida rápida. O sensor da câmara dispõe de um plano focal com 399 pontos AF de detecção de fases que cobre cerca de 45% da área da imagem – a cobertura AF mais abrangente do mundo num sensor full-frame –, trabalhando em conjunto com 25 pontos de contraste AF para oferecer uma resposta de focagem cerca de 30% mais rápida do que no modelo original. Adicionalmente, a câmara adaptou um algoritmo avançado de detecção de movimento que oferece um desempenho de seguimento de objectos em movimento superior permite adicionar o modo AF-C, que segue um objecto com precisão após a focagem. Também consegue alcançar uma captação contínua de 5 fps com seguimento AF.

Outras melhorias do novo modelo a nível da focagem incluem múltiplas definições de área AF, incluindo as definições "Ampla", "Central" e "Ponto flexível", bem como "Eye AF" e "Bloqueio AF".

O primeiro filtro óptico passa-baixo variável do mundo

Sendo uma estreia numa câmara digital, a RX1R II possui um filtro óptico passa-baixo variável que permite aos fotógrafos ajustarem manualmente o equilíbrio entre a resolução de imagem e a presença de efeitos moiré ou artefactos de cor adaptados ao objecto.

As três definições para o filtro passa-baixo incluem "off" (desligado), que proporciona efeitos comparáveis à inexistência de um filtro passa-baixo e é adequada para dar prioridade à resolução; "standard", que estabelece um equilíbrio entre a resolução e a remoção de efeitos moiré e artefactos de cor; e "high" (alto), que dá maior ênfase à redução dos efeitos moiré e à presença de artefactos. Esta função exclusiva permite aos fotógrafos obterem a qualidade de imagem e resolução pretendidas, com base na presença em cena de objectos com alta frequência espacial e indutores de efeitos moiré, essencialmente combinando duas câmaras – uma com e outra sem filtro passa-baixo – numa única estrutura de câmara. A função bracketing do filtro passa-baixo também está disponível e pode ser usada para comparar os efeitos de diferentes definições.

Novo visor XGA OLED retrátil, ecrã inclinável, vídeo HD e muito mais

Uma novidade na série RX1 é a integração no modelo RX1R II de um visor XGA OLED Tru-Finder retráctil, que se abre e fecha com o simples premir de um botão. O visor possui um revestimento ZEISS T* e quatro elementos de vidro, incluindo duas lentes asféricas, que trabalham em conjunto para proporcionarem uma ampliação de 0,74x e uma visão nítida de canto a canto, com a mínima distorção. A nova câmara também possui um ecrã LCD WhiteMagic™ de tipo 3.0 com 1,2 milhões de pontos, que pode ser inclinado para cima até 109º, e para baixo até 41º, permitindo uma maior selecção de ângulos e de posições de captação.

No que diz respeito às capacidades de vídeo, o sensor e processador avançados da câmara permitem gravar filmes excepcionalmente pormenorizados e com baixos níveis de ruído. Além disso, a RX1R II tem capacidade para gravar vídeos Full HD 1920x1080 com taxas de fotogramas de 60p, 30p ou 24p, graças versátil formato de gravação de filmes XAVC S.

A nova câmara RX1R II também é compatível com Wi-Fi® e NFC, sendo totalmente funcional com a aplicação PlayMemories Mobile™ da Sony disponível para plataformas Android™ e iOS, bem como com a cada vez maior gama de PlayMemories Camera Apps™, da Sony.

Em breve, estará disponível uma nova versão da popular aplicação "Smart Remote Control" das PlayMemories Camera Apps. A RX1R II permite a gravação remota a partir do seu smartphone e possui uma função de captação "bulb" e contínua actualizadas correspondentes à nova câmara.