segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Fado no Coração" de Débora Rodrigues é editado a 30 de Outubro


Para quem não conhece o trabalho ou a voz de Débora Rodrigues, pode pensar que é mais uma das novas vozes do fado. No entanto, este trabalho é o culminar de mais de duas décadas de dedicação ao fado.

No dia 30 de Outubro é editado “Fado no Coração”. Este disco tem uma história curiosa, foi gravado durante várias sessões entre 2007 e 2008, mas é editado agora em 2015. Não é o seu disco de estreia, mas é o primeiro trabalho a chegar ao mercado. Os anos passaram e Débora Rodrigues amadureceu algumas ideias e sentiu necessidade de interpretar outros poemas, assim como regravar todas as vozes, o que aconteceu em Abril e Maio de 2015 no estúdio VBM com Rui Fingers.

Nestes anos, Débora cresceu, tal como o seu fado. Não podia ter encontrado título melhor que “Fado no Coração” porque foi precisamente fado que começou a cantar ainda em pequena quando se estreou no Teatro, levando-a mais tarde a vários palcos do mundo e a integrar o elenco de quase todas as grandes casas de fado - onde teve oportunidade de conviver e ser acompanhada por muitos dos nomes maiores desta canção portuguesa. “Fado no Coração”: porque o amor é um dos seus temas de eleição e que está bem presente no seu fado, na sua música, no seu coração e no dos amigos que foi fazendo ao longo do caminho neste meio tão vasto, especialmente Tó Moliças que a acompanhou e para ela escreveu durante vários anos, a quem dedica este trabalho.

O seu repertório assenta no fado tradicional, contando com alguns fados e poemas originais escritos para si e dois poemas da sua autoria: Lua Carmim e Amar-te. Canta ainda poemas de Fernando Pessoa, Carlos Conde, António Rocha, Tó Moliças, Fernando Pérez, Mário Rui Pereira e Carlos Macedo, em composições de Alfredo Marceneiro, Filipe Pinto, Jaime Santos, Armando Machado, Miguel Ramos, Frederico de Brito e Fernando Silva.

“Fado no Coração” inclui os duetos Hino por Nós com José Cid; Era com TóZé Brito da autoria do próprio e Chama-me Doido uma Doida em desgarrada com Miguel Ramos, cuja voz foi também gravada nestas últimas sessões de estúdio.

Há Quanto Tempo Não Canto, um poema de Fernando Pessoa, é o single de apresentação.



Neste trabalho é acompanhada pelo trio com quem cantou e conviveu durante vários anos: Tó Moliças no baixo; Jaime Santos na viola de fado; Fernando Silva na guitarra portuguesa, e ainda conta com a participação de Davide Zaccaria no violoncelo e Jorge Carreiro no contrabaixo.

Fado no Coração é um contar de histórias e vivências sem tempo, recordações, fragmentos de vida vivida e que já não voltam mais – um convívio entre a tradição e a frescura da sua voz que canta o fado que lhe vai na alma e… no coração.