terça-feira, 20 de outubro de 2015

4º Mercedes-Benz 4MATIC Experience – De Trancoso a Santiago de Compostela


O Mercedes-Benz 4MATIC Experience cumpriu o Caminho Português de Santiago sob sol e chuva, diferentes tipos de piso, graus de dificuldade e diversidade paisagística. O balanço não podia ser mais positivo. A satisfação e a sensação de missão cumprida eram evidentes nos rostos dos participantes à saída da catedral de Santiago de Compostela.

Começou na sexta-feira, em Trancoso, e só terça-feira chegou ao destino, a Santiago de Compostela. O 4º Mercedes-Benz 4MATIC Experience reuniu uma das maiores caravanas de sempre num dos programas mais completos do Clube Escape Livre. 45 viaturas Mercedes-Benz e cerca de 120 pessoas participaram numa viagem carismática, ultrapassando não apenas fronteira geográfica entre Portugal e Espanha, como a fronteira que muitos não julgavam possível, do asfalto para o todo terreno. Tudo, graças à tecnologia 4MATIC da Mercedes-Benz.


Trancoso foi o ponto de partida e o seu centro histórico o primeiro local para um passeio e uma visita ao castelo. No sábado, as condições climatéricas começaram a mudar e assim se mantiveram nos dias seguintes. De manhã, um sol tímido daria mais tarde lugar a uma chuva que aumentou de intensidade e permitiria ainda a chegada do nevoeiro. Nada que impedisse a famosa travessia do Marão, com um corta-fogo impensável para os SUV mas facilmente ultrapassável pelos Mercedes-Benz dotados da tração 4MATIC. 

No domingo, a visita à aldeia Típica de Agra e a passagem da Serra da Cabreira, vale da Caniçada e Serra do Gerês permitiram percursos e paisagens complemente distintos, alternados com as visitas aos santuários de São Bento da Porta Aberta, Nossa Senhora da Abadia e Mosteiro de Tibães, o mais importante ao longo dos séculos para os peregrinos de Santiago.

No quarto dia, o sol voltou a brilhar e permitiu desfrutar da paisagem do alto do monte de Santa Luzia, do Mosteiro de Oia, em Espanha e da caminhada nocturna entre o hotel e a catedral de Santiago de Compostela, onde se juntou D. António Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro.


O programa encerrou na catedral de Santiago de Compostela, na terça-feira, dia 13, com a missa do peregrino concelebrado por D. António Moiteiro Ramos, onde o bispo de Aveiro referiu que “Qualquer peregrinação é sair para conhecer, mas é também uma forma de nos conhecermos a nós próprios e desta forma observar com outros olhos o mundo que nos rodeia. ”A cerimónia do Botafumeiro, que sempre espalha o aroma do incenso pela catedral, purificando os espíritos de todos os presentes, rematou mais um espectacular e memorável passeio Mercedes-Benz 4MATIC Experience. 

O evento contou com a presença do Pedro Guedes, apresentador e modelo português, acompanhado da namorada Kelly, que desejavam conhecer Santiago de Compostela e aproveitaram o Mercedes-Benz 4MATIC Experience para fazer o percurso de aventura ao volante do novo modelo GLC da Mercedes-Benz.


Jorge Aguiar, Director de Marketing da marca alemã, afirma que “Para a Mercedes-Benz Portugal é a oportunidade de estar com os seus clientes, num ambiente de lazer e cultural, experienciando o que eles sentem e pensam sobre a marca e os seus produtos, numa organização de elevado nível do Clube Escape Livre, que nos tem habituado a pôr em prática o ADN da nossa marca: The best or nothing.”

O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, faz também o balanço desta edição: “Este foi um excelente passeio a todos os níveis, talvez o mais completo e possivelmente aquele em que todos viveram mais intensamente a aventura, a peregrinação ou simplesmente o convívio. Em mais de 400 quilómetros de percurso, de dezenas de visitas e com 45 Mercedes-Benz. 

Em 2016 o 5º Mercedes-Benz 4MATIC Experience já está confirmado e terá lugar alguns meses mais cedo. Em breve, a Mercedes-Benz Portugal e o Clube Escape Livre divulgarão mais sobre o desafio.