quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Novo Volkswagen Touran é a referência entre os MPV’s da sua categoria


As famílias têm uma ideia muito clara do que deve oferecer um veículo perfeitamente adaptado às suas necessidades. Com as suas crianças a bordo, elas precisam de espaço para uma vida confortável em movimento, assim como de bandejas e compartimentos para armazenamento de pequenos objectos e de bandejas. A versatilidade é, de igual modo, muito importante para poder acomodar da melhor forma possível pessoas de várias estaturas. Não são aceites quaisquer compromissos em relação à segurança. A Volkswagen incluiu todos estes parâmetros no caderno de encargos no desenvolvimento
do novo Touran, um veículo que é um verdadeiro “faz-tudo”. Quer se trate de uma viagem de lazer para o campo de futebol, para a escola ou jardins-de-infância ou até para uma viagem de férias. O Touran é o MPV mais popular na Alemanha e um dos três MPV’s de maior sucesso da sua categoria na Europa. 

Na verdade, mais de 1,9 milhões de clientes optaram por comprar este modelo da Volkswagen desde a sua estreia em 2003. Agora, chegou a vez da nova geração deste MPV chegar a Portugal. É um Touran inteiramente novo, com base na plataforma MQB. Um MPV no qual foram implementados novos desenvolvimentos e a que foi dada uma específica atenção a todos os detalhes. Razão que leva o novo Touran a ocupar uma posição de topo na sua categoria. Além disso, o espaço foi incrementado no interior (63 mm mais comprido), a capacidade de carga é maior (mais 33 litros do que na anterior
geração), o peso é menor (menos 62 kg) e os motores são mais eficientes em 19 por cento. Um conjunto de soluções que transmite ao novo Touran ser tão diferente. 

Novos bancos e sistemas de ar condicionado
O Touran da segunda geração já causava uma impressão convincente com o seu sistema de bancos retrateis, agora desenvolvido e pleno de várias possibilidades. Depois, existem os detalhes quotidianos importantes, tais como zonas de arrumação que totalizam 47 no novo Touran, possibilitando guardar os mais variados objectos. Um outro detalhe também inteligente na área do porta-bagagens é a sua iluminação ser amovível: com um simples gesto pode ser utilizado como uma lanterna. O sistema de ar condicionado representa mais um componente perfeitamente integrado: um novo sistema automático Climatronic com controlo de três zonas está disponível de série nas versões Confortline e Highline, incluindo um filtro anti alérgico. Aqui, um sensor de qualidade do ar, com um filtro activo biogénico, mantém a qualidade do ar a um nível constante e impede a infiltração de poluentes, incluindo esporos de fungos e alérgenos. Esta é uma tecnologia nunca antes vista.
Os sete lugares são distribuídos na configuração 2-3-2. Os três lugares da fila intermédia podem ser deslocados longitudinalmente e independentemente através de uma calha de 20 centímetros. Também é possível variar a inclinação, de forma independente, de cada uma das três costas dos bancos (em três posições). Todos estão equipados com fixações Isofix. Todos os bancos (exceto o do condutor) podem ser rebatidos, formando uma superfície de carga completamente horizontal.



Comunicação inovadora
O novo Touran também surge como um MPV avançado, incluindo o novo sistema Car-Net Cam Connect, no qual a "GoPro®" (não incluída) elimina a necessidade dos pais se voltarem constantemente para trás para “controlar” as crianças. Em vez disso, uma imagem da área do banco traseiro é exibida no monitor do sistema de informação e entretenimento. A comunicação é assegurada por um novo sistema de amplificação de voz electrónico que permite ao condutor e passageiro da frente conversarem com os passageiros na segunda e terceira fila de bancos através da unidade de telefone mãos-livres; também os altifalantes estão ligados ao sistema de infotainment no Touran. Todos esses pequenos mas inovadores detalhes facilitam ainda mais a vida em movimento.

Conectividade de primeira classe
O novo Sistema Modular de Infotainment de segunda geração (MIB II) tornam agora possível ligar praticamente qualquer smartphone no Touran, através do sistema App Connect da Volkswagen. Isso porque, juntamente com o MirrorLink ™, o App Connect pode agora também integrar o CarPlay ™ (Apple) e o Android ™ Auto (Google) em sistemas de infotainment no veículo pela primeira vez. Além disso, com o seu novo aplicativo de controlo de media, a Volkswagen é agora um dos primeiros construtores a oferecer um interface de infotainment também para tablets.

Maior segurança através de inovações únicas neste segmento
Como num tipo de revolução silenciosa, a Volkswagen tem vindo a aperfeiçoar a segurança dos seus
modelos em cada nova geração, incluindo logicamente o Touran. A Volkswagen oferece novos e mais desenvolvidos componentes em termos da segurança activa e passiva, através da utilização de uma estrutura optimizada que inclui aços de alta resistência (resultando num aumento de 25 por cento na rigidez torsional da estrutura da carroçaria). O modelo também dispõe de nove airbags no máximo, um chassis com atributos de um tradicional veículos de passageiros (e não apenas de um MPV) e de uma gama de novos sistemas de assistência pioneira nesta categoria. Os sistemas de assistência, montados pela primeira vez no Touran, incluem o sistema de travagem multicolisão (de série) e sistema de protecção pró activo dos passageiros, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), o Front Assist com o sistema de travagem de emergência em cidade, o Traffic Jam Assist, um sistema de proteção pró ativa de ocupantes, o Side Assist com Rear Traffic Alert e, pela primeira vez num MPV, o Trailer Assist (para ajudar a estacionar quando se transporta um reboque).



De série, o Touran inclui airbags para o condutor e passageiro do banco da frente (com desactivação do airbag do passageiro do banco da frente e airbag de joelho no lado do condutor) e um sistema de airbag de cabeça para os passageiros na frente e do banco traseiro, incluindo ainda airbags laterais. Para além disso, a segurança é optimizada pelos encostos de cabeça, que minimizam o risco do efeito chicote no caso de uma colisão traseira, além de avisos sonoros de cintos de segurança desapertados em todos os bancos. O novo Touran também está equipado com o sistema de controlo electrónico de estabilidade (ESC) com assistência “countersteer”, incluindo ABS com Brake Assist, Automatic Post-Collision Braking, Tire Pressure Monitoring System e Driver Alert (de série).

As novas tecnologias oferecem um conforto adicional
Mais conforto e comodidade no Touran na sequência da montagem de uma porta traseira com mecanismo de abertura eléctrico, a função automática da bagageira Easy Open (activado por um movimento do pé), maior selecção de perfis para o condutor e faróis em LED de elevado desempenho. Os novos faróis em LED substituem os faróis de xénon anteriormente utilizados no Touran. Duas variantes são oferecidas aqui: na versão base, os “máximos” são produzidos por tecnologia LED; para além disso, as luzes podem ser combinadas com o sistema de controlo Light Assist que activa e desactiva o feixe principal automaticamente. Os faróis em LED na versão de topo de gama possuem, adicionalmente, uma função de curva dinâmica, luzes diurnas em LED e (opcionalmente) uma função de controlo de feixe principal dinâmico (Dynamic Light Assist - feixe principal permanente com a iluminação variável da estrada).
O novo Touran também pode ser equipado com a suspensão adaptativa DCC, com três modos distintos - Comfort, Normal e Sport- e o sistema «Driving mode selection», para alterar a velocidade de resposta do motor, da transmissão automática (no caso de estar equipado com a caixa DSG), do ar condicionado, entre outros componentes do veículo, com base numa série de regulações pré-definidas (Eco, Sport, Normal e Individual). O travão de estacionamento passou agora a ser eléctrico.

Os motores em Portugal na fase de lançamento
Todos os motores no novo Touran são mais potentes e completamente novos, estando já em conformidade com a norma Euro 6. Em termos de consumos, no seu conjunto, são 19 por cento mais económicos do que a anterior geração. O modelo mais eficiente em termos de combustível é o Touran 1.6 TDI com caixa DSG de 7 velocidades, com um consumo de apenas 4,3 l/100 km. A oferta em Portugal compreende nesta fase de lançamento o bloco a gasolina 1.4 TSI BlueMotion Technologies com uma potência de 150 Cv e um binário máximo de 250 Nm entre as 1.500 e as 3.500 rpm. Equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, possui uma  velocidade máxima de 209 km/h e uma aceleração 0-100 km/h de 8,9 segundos. O consumo médio de combustível é de 5,7 l/100 Km e as emissões de CO2 de 132-133 g/km. A oferta Diesel é repartida entre os motores 1.6 TDI (110 Cv) e 2.0 TDI (150 Cv), podendo ambos ser acoplados a uma caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7
velocidades (1.6 TDI) ou de 6 velocidades (2.0 TDI).O bloco 1.6 TDI BlueMotion Technologies dispõe de um binário de 250 Nm entre as 1.500 e as 3.000 rpm, uma velocidade máxima de 187 km/h e uma aceleração 0-100 km/h de 11,9 segundos. Com caixa manual, o consumo médio é de 4,4 l/100 km e emissões de CO2 de 116-117 g/km (4,3 l/100 km e 111-112 g/km com DSG). Por sua vez, o motor 2.0 TDI BlueMotion Technologies possui uma potência de 150 Cv e um binário máximo de 340 Nm entre as 1.750 e as 3.000 rpm. Equipado com caixa manual de 6 velocidades a velocidade máxima é de 208 km/h (206 km/h com DSG de 6 velocidades) e a aceleração 0-100 km/h de 9,3 segundos. O consumo médio é de 4,4 l/100 km e as emissões de CO2 de 116-117 g/km com caixa manual (4,7 l/100 km e 125-126 g/km com DSG). Todos os modelos possuem Start&Stop e sistema de travagem regenerativa, de série. Em termos de equipamento, o Touran 1.4 TSI é proposto com o nível Confortline, enquanto a versão 1.6 TDI com os níveis Trendline, Confortline e Highline. Já o topo de gama 2.0 TDI oferece os dois níveis de equipamentos mais elevados.



Novo Volkswagen Touran conquista classificação máxima de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP

O novo Volkswagen Touran assegurou os melhores resultados nos testes de segurança realizados pela entidade independente Euro NCAP. A última geração do popular MPV familiar conquistou a classificação máxima de 5 estrelas, evidenciando ser um dos veículos mais seguros em toda a Europa. A avaliação global de cinco estrelas, em termos de segurança, atribuída ao novo Touran é o resultado de quatro análises: a protecção dos ocupantes (adultos e crianças), protecção dos peões e dos sistemas de segurança oferecidos. O novo Touran ultrapassou com distinção os exigentes testes do Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), obtendo resultados excepcionais, graças também a um pacote de segurança de primeira classe composto pela estrutura optimizada da carroçaria, alta eficiência dos cintos de segurança, à combinação dos bancos com airbags e a inovadores sistemas de assistência à condução. O Euro NCAP é considerado como uma das referências mais importantes para a segurança dos veículos na Europa desde 1997. Este ano, as condições dos testes foram ainda mais difíceis e exigentes. Durante os exaustivos exames de segurança para os passageiros adultos, o novo Touran recebeu 88 por cento da classificação máxima, na sequência dos seguintes testes de segurança:

- Colisão frontal contra uma barreira deformável a 64 km/h com uma inclinação de 40 por
cento

- Impacto frontal a 50 km/h contra uma barreira rígida posicionada a 100 por cento em
relação ao veículo

- Impacto lateral a 50 km/h na estrutura lateral do veículo

- Impacto lateral contra um poste a 32 km/h

O novo MPV familiar realizou todos estes mais recentes testes, tendo assegurado também excelentes resultados na protecção de crianças. Graças à excelente fixação dos bancos de crianças aos sistemas Isofix e Top Tether (de série), o novo Touran alcançou uma pontuação superior a 89 por cento dos pontos disponíveis.
No teste de protecção pedonal, foi atribuída uma pontuação total de 71 por cento ao novo Touran. As melhores classificações atribuídas neste teste deveram-se, em particular, aos detalhes do desenho da carroçaria do Touran, que reduzem o risco de lesões para os peões.