segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Tiago Patrício em digressão pelos Estados Unidos


Tiago Patrício, autor galardoado com o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2011 com o romance "TRÁS-OS-MONTES", acompanhou a digressão pelos Estados Unidos da companhia teatromosca com a peça Moby Dick e fez apresentações e leituras do seu romance Mil Novecentos e Setenta e Cinco (Gradiva) em universidades e junto da comunidade portuguesa. A digressão ocorreu entre os dias 1 e 9 de Outubro de 2015 e teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Consulado Português de New Bedford, da Rutgers University, da Dartmouth University, do Arte Institute e do Instituto Camões.

O projecto de adaptação do romance Moby Dick começou em 2012 quando a Embaixada Americana em Lisboa encomendou ao teatromosca uma peça de teatro a partir de um texto da literatura americana. Nessa altura, o actor e encenador da companhia, Pedro Alves, escolheu a narrativa épica de Herman Melville e pediu a Tiago Patrício para fazer a dramaturgia. A estreia ocorreu em 2013 na sala da baleia do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e dois anos depois atravessou o Atlântico para apresentações no Access Theatre na Broadway (3 de Outubro) e no Museu da Baleia de New Bedford (8 de Outubro).

Esta foi a terceira viagem de Tiago Patrício aos EUA, depois de uma residência na Ledig House em 2012 e de uma estadia na Universidade da Virgínia em 2014 com uma série de apresentações e leituras públicas em universidades. O autor espera regressar em Janeiro de 2016 para a cerimónia de leitura integral do épico de Herman Melville, que ocorre todos os anos no Museu da Baleia em New Bedford e que pela primeira vez terá uma leitura paralela em Língua Portuguesa.

Sobre o Autor

Tiago Patrício nasceu no Funchal em 1979 e foi viver para Carviçais com apenas 9 meses. Estudou na telescola, andou em carroças, conduziu carros sem carta, fez corridas de motorizada sem capacete e aos 19 anos ingressou na Escola Naval. Regressou à vida civil para estudar na Faculdade de Farmácia e em 2007 começou a trabalhar como farmacêutico. No mesmo ano venceu o prémio Jovens Escritores e foi seleccionado pelo Clube Português de Artes e Ideias para uma residência em Praga. Escreveu a peça Checoslováquia e o livro Cartas de Praga, apresentado em Skopje em 2009. Depois disso nunca mais conseguiu largar os livros nem o teatro. 

Venceu os prémios Daniel Faria e Natércia Freire em poesia e o Prémio Agustina Bessa-Luís em 2011 com o seu romance Trás-os-Montes.

Participou em algumas residências literárias: Turquia, Tunísia, EUA, Repúblicas Bálticas e alguns dos seus textos foram publicados no Egipto, Eslovénia, Espanha e República Checa.