Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
The Walk - O Desafio
Em 1974, as Torres Gémeas do World Trade Center ainda se impunham na cidade de Nova Iorque (EUA) e eram os edifícios mais altos do mundo. Este filme conta a história de loucura e ousadia do acrobata Philippe Petit que, a 7 de Agosto desse nesse mesmo ano, cometeu aquele que ficou conhecido como "o crime artístico do século": subiu ao topo das torres ilegalmente, estendeu um cabo entre as duas e caminhou sobre o arame, sem qualquer protecção ou segurança, até ser preso pela polícia. Para o conseguir, teve a ajuda de alguns amigos íntimos que, durante seis anos, aprenderam tudo sobre os edifícios e elaboraram um plano infalível. Com eles, Philippe aprendeu a subir às torres sem ser detectado, escondeu cabos e preparou a travessia. A enorme cobertura da proeza feita pelos "media" e a euforia do público ao aperceber-se da acrobacia resultou na retirada das acusações formais. Entretanto, devido à ilegalidade da proeza, ele foi "obrigado" a realizar uma nova "performance", desta vez para crianças, no Central Park.
Com realização do veterano Robert Zemeckis ("Regresso ao Futuro", "Forest Gump", "O Náufrago", "Polar Express"), um filme sobre uma aventura épica, com Joseph Gordon-Levitt, Charlotte Le Bom e Guillaume Baillargeon nos papéis principais.
Por Aqui e Por Ali
Já na casa dos 60 e após passar duas décadas a trabalhar em Inglaterra, o jornalista de viagens Bill Bryson regressa aos EUA para usufruir de um merecido descanso nos braços de Catherine, a sua mulher. Porém, aborrecido com a sua nova condição de reformado – e decidido a recriar laços com o seu país natal –, decide embrenhar-se numa espectacular aventura: fazer o chamado Trilho dos Apalaches, mais de 3.500 quilómetros de paisagens acidentadas que atravessam aquela cordilheira montanhosa americana, no sentido do seu comprimento. Depois de ligar a todos os amigos da sua lista de contactos, dá-se conta de que apenas um tem a coragem suficiente para aceitar o desafio: Stephen Katz. Mas toda a tranquilidade e paz que Bill julgava encontrar na travessia é posta em causa quando Katz, um homem conhecido pela sua casmurrice e obstinação, se revela demasiado comodista para tal empreitada.
Uma comédia de aventura com a assinatura de Ken Kwapis ("Ele Não Está Assim Tão Interessado", "O Grande Milagre") e com Robert Redford, Nick Nolte e Emma Thompson nos papéis principais.
Black Mass - Jogo Sujo
Whitey Bulger (Johnny Depp), irmão de um senador norte-americano, fica na história de Boston (EUA) como um dos criminosos mais famosos da cidade. Com ligações ao IRA e à perigosa máfia irlandesa, o seu grupo, de nome Winter Hill Gang, tornou-se exímio no tráfico de droga, extorsão, chantagem e intimidações de todo o género. Bulger ficou também conhecido quando se tornou informador do FBI para impedir que a máfia italiana invadisse o seu território. Em troca desses dados valiosos, os agentes ignoraram, durante anos, as suas ligações à criminalidade. A sua queda aconteceu quando, sem que o esperasse, se viu traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados pela mesma.
Com realização de Scott Cooper e argumento de Mark Mallouk e Jez Butterworth, um filme de "gangsters" inspirado na verdadeira história de James Joseph "Whitey" Bulger, um dos mais perigosos e implacáveis criminosos a actuar nos EUA durante as décadas de 1970/80. Em Junho de 2011, depois de anos em fuga, Bulger foi capturado e preso na Califórnia, já com 81 anos. O filme tem por base a obra "Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob", escrita por Dick Lehr e Gerard O'Neill. Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Kevin Bacon, Jesse Plemons, Peter Sarsgaard, Rory Cochrane, Adam Scott, Dakota Johnson e Corey Stoll dão vida às personagens.