sexta-feira, 2 de outubro de 2015

HANGAR: actividades de Outubro


"Ghosts" é o nome da próxima exposição do Hangar, Centro de Investigação Artística, com inauguração marcada para o dia 22 de Outubro, às 19h.

Com curadoria do britânico Paul Goodwin, "Ghosts" explora a instável relação entre arte e tecnologia no contexto de uma era caracterizada pelo aumento da migração e das comunidades urbanas da diáspora global, apresentando trabalhos dos artistas Alia Syed, Chila Kumari Burman, Keith Piper, John Akomfrah, Leo Asemota, The Otolith Group, Lawrence Abu Hamden, Larry Achiampong & David Blandy e Roshini Kempadoo. Segundo Paul Goodwin "as obras nesta exposição abrem e ampliam áreas de fértil debate sobre arte e reprodução tecnológica, inicialmente abordadas por Walter Benjamin no seu famoso ensaio “A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica" (1936)."

A inauguração do dia 22 de Outubro de "Ghosts" é acompanhada por uma visita guiada pelo curador e no dia seguinte decorrerá uma conversa com as artistas Alia Syed e Chila Kumari Burman. Já nos dias 24 e 31 de Outubro Susana Anágua e Ana de Almeida são responsáveis por um workshop criativo sobre a exposição. 

Durante o mês de Outubro, a artista portuguesa Andrea Brandão irá desenvolver o workshop de desenho "O Corpo Cria o Espaço Cria o Corpo", que pretende questionar a nossa relação com o espaço.

No âmbito da exposição "Ilha de São Jorge", que está patente no Hangar até ao dia 9 de Outubro, realiza-se ainda, no dia 3 de Outubro, entre as 15h e as 17h, um workshop criativo sobre esta exposição, com a orientação de Susana Anágua e Ana de Almeida, para crianças entre os 5 e os 12 anos. No dia 5 de Outubro, às 18h, decorre o lançamento do livro "Ilha de São Jorge", que inclui uma conversa com os curadores Paula Nascimento e Stefano Rabolli Pansera e Ana Vaz Milheiro.

A exposição “Ilha de São Jorge” apresentada no Hangar é uma reposição do projecto apresentado na Bienal de Arquitectura de Veneza em 2014, na continuidade dos projectos “Beyond Entropy Angola” (2012) e “Luanda, Cidade Enciclopédica” (exposição galardoada com o Leão de Ouro a Bienal de Veneza de 2013) .

Por fim, no sábado dia 10 de Outubro, o Hangar dedica-se a uma Tarde Funaná com António McFerrinho, que inclui uma oficina de Funaná para miúdos e graúdos, às 17h, um concerto-baile, às 18h e um jantar às 20h30.

Sobre o Hangar

O HANGAR é um Centro de Investigação Artística, um projecto experimental, de reflexão sobre práticas e processos artísticos na área das artes visuais. É um espaço de convergência de diversas áreas e processos criativos contemporâneos e um ponto de confluência de várias geografias, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa. As actividades a desenvolver no HANGAR enquadram-se nos seguintes eixos programáticos: Exposições, Residências Artísticas, Programa de Participação (Serviço Educativo) e Programa de Investigação (Seminários e Edição). As actividades são programadas por forma a constituírem um programa integrado, que interliga estes eixos de forma coesa, e no qual cabem também outras iniciativas mais autónomas. O HANGAR tem direcção e coordenação de Ana de Almeida (Educativo), Andreia Páscoa (Produção), Bruno Leitão (Curadoria) e Mónica de Miranda (Direcção Artística).