A democratização do automóvel eléctrico é, cada vez mais, uma realidade! Os progressos ao nível da autonomia servem um cada vez maior número de automobilistas e, por outro lado, também os preços são cada vez mais acessíveis, com o Renault ZOE a ser o melhor exemplo disso mesmo. Com efeito, a Renault decidiu criar, em 2016, um incentivo de 4.500€, para qualquer retoma, independentemente da data da matrícula. Uma medida que é válida para clientes particulares e que facilita, ainda mais, o acesso à mobilidade zero emissões. Ou seja, reduzidíssimos custos de utilização e consciência ambiental.
O Renault ZOE passa, assim, a estar disponível a partir de 17.150€, um preço ligeiramente inferior ao do recém-lançado Clio TCe 90 GT Line.
Renault ZOE: Acessível, económico e divertido
O Renault ZOE anuncia até 240 quilómetros de autonomia, com um custo em energia eléctrica na ordem dos 1,2 euros por cada 100 quilómetros percorridos. Já uma revisão do ZOE, imagine-se, tem um custo inferior a 30€!
Apesar de ser 100 por cento eléctrico e de, por isso mesmo, prescindir de escapes e das idas às bombas de gasolina, em tudo o resto o Renault ZOE é um automóvel vulgar. O motor eléctrico debita 65 Kw, ou seja, 88 cavalos de potência. O binário máximo de 220 Nm (apenas menos 20 Nm do que o Clio R.S. 200 EDC) fica disponível em menos de um centésimo de segundo. Para acelerar dos 0 aos 50 km/h, o ZOE só precisa de quatro segundos.
Já as dimensões e a habitabilidade são em tudo idênticas às de um Renault Clio. As linhas são modernas, não passando despercebido o azul “eléctrico” nos faróis dianteiros e traseiros, que remete para o universo dos automóveis 100 por cento amigos do ambiente.
O ecrã TFT (Thin Film Transistor) do painel de instrumentos e o ecrã de 7” da consola central do Renault R-Link confirmam que também o Renault ZOE beneficia dos equipamentos tecnológicos que caracterizam todos os modelos da marca.
Em Portugal, o ZOE beneficia, tal como os restantes modelos da gama Renault, da garantia contratual de cinco anos / 100.000 km.