quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Projecto "Direcção Assistida" com José Maria Vieira Mendes @ Rua das Gaivotas 6


Durante 4 meses, a Rua das Gaivotas 6 e o Teatro Praga convidam um grupo de pessoas, alunos de diferentes licenciaturas e áreas artísticas e do pensamento, a integrar um grupo de pensamento observador. Os participantes assistem a um espectáculo ou actividade a cada mês na Rua das Gaivotas 6 e, a partir dessa experiência, são instigados a “fazer”, ou seja, a escrever, falar, compor, filmar, cantar, dançar, pensar… Não importa tanto o formato, mas sim tomar consciência do modo como a experiência os afectou e pensar a figura do espectador.

Este grupo de pessoas será orientado por José Maria Vieira Mendes (Teatro  Praga) e deverá estar disponível para encontros com artistas, discussões e malvadez. Lança-se para dentro de uma sala, e, mais tarde, para dentro do espaço virtual, um conjunto de palavras, gestos ou esboços. Diverge-se.

Não só não se quer estabelecer uma relação de subserviência com aquilo que se vê, como não se pretende uma relação que obedeça a qualquer expectativa. Este é o território das possibilidades infinitas. Importa descobrir de que modo o que outros produzem pode ajudar também o espectador. E, pelo caminho, oferecer aos artistas outras perspectivas sobre o que fazem. Sem arrependimentos ou objecções. Não há ideias abjectas.

Os objectos produzidos serão publicados online no website e facebook da Rua das Gaivotas 6, para que outros façam destes o que entenderem.

Objectivo: tomar consciência do modo como aquilo que vemos interfere naquilo que fazemos.
Destinatários: estudantes de licenciatura (máx. 10 participantes por edição).
Requisitos para participação: pró-actividade, espírito crítico, assiduidade e comparência.
Comparticipação: 40€ (ingressos para espectáculos)

Candidaturas

Os interessados devem enviar email até 28 de Fevereiro (domingo) para comunicacao@teatropraga.com com nome, idade, área de estudo e breve carta de motivação. Será dada resposta a todas as candidaturas no dia 1 de Março (terça-feira).