terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

This is Beautiful - Exposição studioteambox


Em Março, no studioteambox, a arte liberta-se das molduras com as propostas plásticas de Carlos Ribeiro: This is Beautiful.

Quem pode dizer, sem suscitar opiniões em contrário, que um dado objecto é definitivamente belo? A resposta poderia ser: depende de quem estiver a ouvir. A beleza está, claro, “nos olhos de quem a vê”, ou seja, na experiência de vida de cada um. E a partir de certo momento da História, os padrões de beleza que guiaram o gosto das sociedades estavam tão difusos que deixou de fazer sentido falar em beleza, especialmente quando questões mais urgentes mobilizavam os anseios criadores dos artistas.

A busca pelo belo pode ter sido fortemente relativizada, mas isso não significa que a questão se tenha esgotado. No dia a dia somos, com mais ou menos frequência, confrontados com coisas que consideramos esteticamente estimulantes. Como nasce esse sentimento que nos assalta? Como se cria esse sentimento? Nada como desconstruir o processo de quem tenta responder a essas questões. Em This is Beautiful, Carlos Ribeiro dá-nos acesso ao resultado das suas experiências plásticas. Os ingredientes básicos: molduras de estilo barroco ou rococó; poliestireno; materiais recolhidos na rua. O método de execução: performativo e intenso, obedecendo a constrangimentos de tempo ditados pelo uso do poliestireno. O resultado: disponível para discussão no studioteambox.

Carlos Ribeiro tem uma formação artística plurifacetada, tanto prática como teórica, que continua a enriquecer hoje em dia, estudando técnicas tão diversas como o video, a fotografia ou a instalação. Desde 2002, tem vindo a construir um sólido percurso expositivo, tanto a título individual como colectivo.

Inauguração: 10 de Março 2016 pelas 19h30