quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Stefano Domenicali assume a liderança da Automobili Lamborghini


Stefano Domenicali será o novo Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, a partir do dia 15 de Março de 2016. Sucede a Stephan Winkelmann, que assumirá o cargo de CEO da parte desportiva da filial quattro GmbH da Audi. “Ao longo dos últimos onze anos Stephan Winkelmann transformou a Lamborghini num líder global na produção de carros superdesportivos. O seu sucessor, que também possui uma rica e vasta experiência nesta área, vai continuar este sucesso", destaca Rupert Stadler, Presidente do Board da Audi AG e Presidente do Conselho de Administração da Automobili Lamborghini S.p.A. Stefano Domenicali, nascido em 11 de maio 1965 em Imola, formouse em 1991, depois de um percurso académico na área de Administração de Empresas na Universidade de Bolonha, tendo iniciado a sua carreira profissional no Departamento Financeiro da Ferrari. Em 1993, assumiu o cargo de Diretor de Planeamento de Negócios da Scuderia Ferrari. Também foi diretor do circuito de Mugello, que pertence à Ferrari. Em 1996, Domenicali passou a ser responsável por patrocinadores da Scuderia Ferrari, antes de se tornar Diretor Desportivo da equipa de Fórmula 1, em 1998. De 2004 a 2007, chefiou a Direzione Sportiva F1. Em 2008 foi o Director da Scuderia Ferrari F1, que ganhou Campeonato Mundial de Construtores daquele ano. Entre 2009 a 2014, Domenicali representou a Ferrari no Conselho Mundial de Desporto Automóvel na FIA (Federação Internacional do Automóvel), ao qual ainda hoje pertence. Actualmente é Presidente da Comissão “Single Seater” da FIA.

Desde Novembro de 2014, ocupa o cargo de Vice-Presidente de Novas Iniciativas para a Área de Negócios da Audi AG. Em 2002, recebeu a Ordem do Mérito da República Italiana (Ufficiale Ordine al Merito della Repubblica Italiana). Stefano Domenicali salienta: “Estou muito satisfeito para assumir os desafios deste grande legado. Agora é meu dever continuar os sucessos que o meu antecessor, Stephan Winkelmann, alcançou para a Automobili Lamborghini.” Stephan Winkelmann comentou: "Fui responsável pela Lamborghini num período significativo e áureo na sua história. Como objetivo utilizei o potencial da marca para alcançar metas muito ambiciosas e os dados corporativos chave que apresenta hoje a Lamborghini: um crescimento contínuo e rentável como, ainda, concentrar-se no desenvolvimento de novos produtos, novos processos e em muitos outros setores. Juntamente com os meus colegas do Conselho de Administração, foi-me facilitada a tarefa para um novo sucesso, o lançamento de uma terceira série de modelos em 2018. Estes sucessos não teriam sido possíveis sem a paixão, competência, criatividade e coragem que estão enraizadas no ADN da Lamborghini e nos nossos colaboradores. Gostaria de agradecer, desde já, a todos do fundo do meu coração.” Winkelmann nasceu em Berlim, em 18 de Outubro de 1964 e passou a sua infância e adolescência em Roma. Ocupou diversos cargos de relevo no seio do Grupo Fiat, nomeadamente na Alemanha, Áustria e Suíça antes de ser nomeado Presidente e CEO da Automobili Lamborghini em 2005. 


Entre 2004 e 2015 os números de vendas da Lamborghini mais que duplicaram e o volume de negócios mais do que triplicou. A Rede de Concessionários também triplicou, abrangendo agora 135 Concessionários em 50 países. Durante esse período de tempo, o número de empregados também duplicou, sendo hoje em dia de 1.300 colaboradores. Sob a batuta de Winkelmann, foram lançadas algumas variantes do Gallardo até aos V10 Huracán V10 e Aventador V12, bem como algumas séries limitadas, estabelecendo novos recordes de vendas. Em 2015, foi anunciada a produção de um SUV de luxo, o “Urus”, a ser fabricado nas instalações de Sant'Agata Bolognese a partir de 2018, marcando o início de uma nova era para a marca. Elevar o perfil da marca foi outro aspeto de relevo que aconteceu sob a liderança de Winkelmann, com o lançamento de inúmeras iniciativas de sucesso. Estas incluíram actividades na competição automóvel, que engloba o Lamborghini Blancpain Series, o campeonato GT3 e ainda cursos institucionais de condução através da “Accademia and Esperienza”, como ainda o lançamento de uma linha de produtos “Fashion”, a Collezione Automobili Lamborghini. A estratégia da Winkelmann também foi focada em diferentes responsabilidades e éticas corporativas tais como o desenvolvimento sustentável dos negócios e da sociedade, mantendo sempre as questões ecológicas em mente.

Em 2015, a certificação em toda a fábrica da Lamborghini com o estatuto de CO2 neutro na histórica fábrica de Sant'Agata Bolognese, tornou-se o mais recente sucesso da implementação desta estratégia. Sob a liderança de Winkelman, a Lamborghini tornou-se num empregador cada vez mais atraente e recebeu inúmeros prémios, um deles a certificação “Top Employer Italia 2016”. Estes resultados são, em parte devido ao modelo participativo em que um constante diálogo e colaboração formam a base para as relações com os sindicatos. Em maio 2014, o Presidente Giorgio Napolitano galardou Winkelmann com o título de Cavaleiro da Grande Cruz, a mais elevada patente de honra na Ordem de Mérito da República Italiana, pelos serviços prestados como o CEO de uma das empresas mais emblemáticas de Itália.