quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Adriano Neves pré-seleccionado para o maior concurso de fotografia do mundo - Sony World Photography Awards de 2016


A edição de 2016 dos Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo, organizado pela World Photography Organisation, anuncia a lista de pré-seleccionados dos concursos Profissional, Aberto e Juventude.

A lista de pré-seleccionados deste ano é definida pela sua pura internacionalidade, com mais de 270 fotógrafos em representação de quase 60 países, o maior número nos nove anos de história do concurso. É também significativo o crescimento substancial no Concurso Profissional, com um aumento de 45% das candidaturas em relação a 2015.

Foi submetido um número recorde de 230 103 imagens de 186 países dos concursos Profissional, Aberto e Juventude. O número total de candidaturas recebidas pelos Sony World Photography Awards desde o seu início ultrapassou agora 1 milhão de imagens, reforçando a posição do concurso como um dos concursos de fotografia mais respeitados e influentes do mundo.

Responsáveis por distinguir a melhor fotografia contemporânea de 2015, o Júri Honorário presidido por Dominique Green (consultora, Reino Unido) e Sue Steward (escritora/conservadora, Reino Unido) identificou trabalhos excepcionais, tanto por talentos emergentes como por fotógrafos experientes de todos os cantos do mundo.

Para os jurados, destacaram-se em toda a lista de pré-seleccionados a originalidade e um forte sentido de empatia. De entre as milhares de candidaturas, surgiram também aos jurados temas subtis - o tratamento delicado de momentos íntimos e privados pelos fotógrafos; a captura das grandes histórias públicas que dominam a actualidade, desde o conflito na Ucrânia às filas intermináveis de refugiados em busca de uma vida melhor na Europa; e o uso de novas tecnologias para a criação de obras, incluindo fotografias com drones e fotografia subaquática.

Estão incluídos na lista de pré-seleccionados de 2016 candidatos já conhecidos do concurso: Christian Aslund (Suécia, vencedor 2013); Ed Kashi (Estados Unidos, pré-selecção, 2013); David Chancellor (Reino Unido, pré-selecção em 2011 e 2.º lugar em 2012); Espen Rasmussen (Noruega, pré-selecção em 2010 e 2011); Jonathan Carvajal (Colômbia, pré-selecção, 2015); Julia Fullerton-Batten (Reino Unido, pré-selecção em 2015); Ruben Salgado Escudero (Espanha, vencedor em 2015) e Fan Li (China, vencedor em 2015).

E em Portugal o fotógrafo português Adriano Neves é parte da lista de pré-seleccionados para a categoria Viagens do concurso Aberto. Adriano Neves é um engenheiro civil nascido perto de Tomar (1981) e a residir actualmente em Lisboa. Como fotógrafo autodidacta, criou a sua própria visão da fotografia de paisagens, viagens e arquitectura, o que o leva a viajar pelo mundo e a colaborar com importantes editoras e associações, como a National Geographic.

A imagem pré-seleccionada de Adriano Neves, Eden's Garden, mostra a paradisíaca cordilheira "Cuernos del Paine" reflectida nas águas glaciais do lago Nordenskjöld, no coração do parque nacional Torres del Paine, na região de Magallanes, no sul do Chile.

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation e organizador do concurso afirma: “Estamos extremamente satisfeitos com as escolhas deste ano dos nossos jurados. Apesar do aumento do número de fotógrafos e da quantidade de imagens a concurso, este ano testemunhámos uma abundância de imagens poderosas nas categorias de documentário social, tradicionalmente forte, bem como nos trabalhos de arte e conceptuais. É maravilhoso que este suporte possa oferecer uma diversidade tão rica."

Os fotógrafos nas categorias Profissional competem agora por um prémio de 25 000 dólares e o título L’Iris d’Or/Fotógrafo do Ano. O vencedor do título L’Iris d’Or/Fotógrafo do Ano, em conjunto com os vencedores das categorias Profissional, Juventude e Estudantes e o Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, que recebe um prémio de 5 000 dólares, será anunciado na Cerimónia de Gala dos Sony World Photography Awards, em Londres, no dia 21 de Abril. Todos os vencedores receberão o mais recente equipamento de imagem digital da Sony.

As imagens vencedoras e pré-seleccionadas serão exibidas na Somerset House, em Londres, de 22 de Abril a 8 de Maio, e publicadas na edição de 2016 do livro dos Sony World Photography Awards. Para reservar o seu bilhete para a exposição visite: worldphoto.org/2016exhibition

A exposição incluirá, também, a primeira grande exposição europeia da dupla de artistas e fotógrafos de belas artes, RongRong & inri, contemplados com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia. RongRong (China) & inri (Japão) definiram a fotografia contemporânea na Ásia e são reconhecidos pelas suas respectivas carreiras como artistas e pelo impacto significativo que tiveram na fotografia asiática. A exposição incluirá as suas mais recentes obras da série aclamada pela crítica Tsumari Story.