sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016


O melhor do Fado tem encontro marcado na Ribeira do Porto a 3 e 4 de Junho. Durante dois dias a festa vai invadir as ruas daquela emblemática zona da baixa portuense. Aldina Duarte, Gonçalo Salgueiro e José Manuel Neto são as mais novas confirmações.


Nome imenso do Fado, Aldina Duarte dispensa apresentações. Para além de uma voz soberba e distinta, escreve como ninguém, sendo também cantada por nomes já icónicos do Fado como Camané, Joana Amendoeira, António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Pedro Moutinho, Mariza, entre outros. Fadista-residente no conhecido Sr. Vinho em Lisboa, Aldina leva também com frequência a sua voz além-fronteiras como uma das grandes referências nacionais. Em 2015 regressou com Romance(s), um duplo CD onde se canta um romance escrito em verso por Maria do Rosário Pedreira. Considerado por muitos um dos discos do ano, vai ter, com certeza, lugar de destaque no concerto no Caixa Ribeira.

Gonçalo Salgueiro é um artista multifacetado. Músico, actor e produtor, participou em espectáculos musicais e em algumas das mais conhecidas produções de Filipe La Féria. Foi precisamente em “Amália” que a sua voz começou a merecer reconhecimento. Tem um registo muito particular, quase angelical e um reportório com vários discos. Em 2014, com a renomada soprano internacional Elena Mosuc, juntou Fado, Ópera e Musical, na produção “OPERFADO”. Regressa ao Caixa Ribeira para encantar.

José Manuel Neto é filho de Fadista e começou a tocar Guitarra Portuguesa com 15 anos. É um dos mais virtuosos e reconhecidos instrumentistas da actualidade. Em estúdio gravou com Argentina Santos (“Argentina Santos”), António Zambujo (“O Mesmo Fado”, “Outro Sentido”), Camané (“Esta coisa da Alma”, “Pelo Dia Dentro”, “Como sempre… Como Dantes”, “Sempre de Mim”), Carlos do Carmo (“Ao vivo no Coliseu dos Recreios: 40 anos de Carreira”, “Fado Maestro”), Ana Moura (“Aconteceu”) e Pedro Moutinho (“Encontro”, “Um Copo de Sol”).  Autodidacta, o seu talento fez com que ao longo dos anos fosse acompanhando vários artistas em casas de Fado de renome. Hoje, depois de vários álbuns, conta também com digressões ao lado de grandes nomes do universo fadista como Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco ou Mísia. Vai desfilar todo o seu virtuosismo no Caixa Ribeira.