segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Caixa Ribeira'16 - Rodrigo & Florência, Pedro Moutinho e Joana Amendoeira


Na semana passada foram apresentados os primeiros nomes, e o cartaz da 2ª edição do Caixa Ribeira já promete ser de excelência. Os dias 3 e 4 de Junho serão de Fado na Ribeira do Porto e confirmam-se mais três grandes actuações: Rodrigo & Florência, Pedro Moutinho e Joana Amendoeira.

Rodrigo e Florência juntar-se-ão no mesmo palco para juntos desfilarem o seu reportório com décadas de história. 
Rodrigo começou novo. Incitado pelos amigos cantava de vez em quando de “capelinha em capelinha”. Aos 26 anos, regressado de França, lançou finalmente o seu primeiro álbum “A Última Toirada Real em Salvaterra” e estava iniciada uma carreira cheia de sucessos e que promete não parar por aqui. Êxitos como “Fado do 31”, “Gente do Mar” ou “Cais do Sodré” tornaram-no num dos mais queridos fadistas nacionais. 
Florência é uma voz da rádio. Fez igualmente televisão, teatro de revista e gravou cerca de 63 discos. Galardoada com dois discos de ouro, calcorreou o país de uma ponta a outra, assim como as comunidades portuguesas. Participou em festivais nacionais e internacionais como Festival do Minho, Figueira da Foz, Festival da Canção do Mundo Celta (Espanha) e Festival de Intérpretes (Alemanha). Florência continua em plena actividade artística. Na rádio festival apresenta o programa de divulgação de música e artistas portugueses "Portugal a Cantar".
Rodrigo e Florência juntam-se no Caixa Ribeira para um espectáculo especial e imperdível, dia 4 de Junho. 

Pedro Moutinho é uma referência e um dos maiores fadistas da actualidade. Com vários álbuns aclamados pela crítica e um Prémio Amália, Pedro Moutinho guarda já um vasto historial recheado de sucessos. Nascido numa família que respira Fado, provou desde o seu disco de estreia, “Primeiro Fado”, e depois com “Encontro”, “Um Copo de Sol”, “Lisboa Mora Aqui”, “O Amor Não Pode Esperar” e agora com o seu último trabalho "Fado em nós",  que é uma das mais talentosas vozes nacionais e irá prová-lo no dia 3 de Junho, no Caixa Ribeira. 

Joana Amendoeira é um nome forte dos novos e recomendáveis do Fado. Com apenas 32 anos de idade, há mais de uma década que a sua qualidade é merecedora dos melhores elogios. Desde 1998 que edita regularmente, apresentando-se pelo mundo fora com êxito e reconhecimento. Este ano está de volta com novo disco de originais. Chama-se “Muito Depois”, reflecte a luz de Lisboa e uma diversidade grande de sentimentos, e conta com a participação especial de Paulo de Carvalho. Será com certeza protagonista, dia 3 de Junho no Caixa Ribeira.